Entendendo a Previdência: Saiba tudo sobre a aposentadoria dos brasileiros em Portugal

Publicado:

O Brasil tem Acordo de Previdência com Portugal, desde 03/12/1970, através do Decreto nº 67.695, tendo sua última alteração ocorrida em 08/05/2013, pelo Decreto nº 7.999. Por isso, é possível se aposentar nos dois países, ou ainda, usar o tempo trabalhado da melhor forma, para ter uma aposentadoria somando-se períodos trabalhados nos dois países (totalização de períodos), e aproveitar os benefícios de ser um brasileiro aposentado e residente em Portugal.  

 

Como funciona a Aposentadoria em Portugal?
Em Portugal, a Aposentadoria por Idade (chamada de Pensão por Velhice), funciona assim, pela regra geral: 

 

Para homens e mulheres: 
• 66 anos e 04 meses em 2024 de idade; 
• 15 anos de tempo de contribuição; 
Obs: em Portugal, para segurados facultativos e autônomos, o tempo mínimo é de 144  meses (12 anos). 

 

Já no Brasil, sabemos que a Aposentadoria por Idade, pelo INSS, requer:
• 65 anos para os homens, 62 anos de idade para as mulheres, de todas as categorias de segurados; 
• 15 anos de tempo de contribuição para ambos (com exceção dos homens que adentraram ao sistema após 13/11/2019, que devem ter 20 anos de tempo mínimo).

 

Posso usar o tempo trabalhado no Brasil em Portugal? 
Sim. O Acordo Firmado entre Brasil e Portugal permite somar períodos trabalhados, tanto no Brasil quanto em Portugal, para que o trabalhador possa fazer jus à aposentadoria, dentre outros benefícios previdenciários. Como já dito, isso se chama totalização de períodos, inclusive tais períodos já podem ter sido usados para concessão da aposentadoria no Brasil. 

Mas vale a dica: nem sempre é vantagem, deve-se sempre analisar o caso concreto. 

 

Além da aposentadoria por velhice, é possível também requerer em Portugal as eventualidades de doença, invalidez e morte.
Por fim, existem duas possibilidades do brasileiro morar em Portugal e continuar contribuindo para o regime no Brasil: a primeira é quando está a trabalho e utiliza o certificado de deslocamento temporário (CDT); e a segunda; como segurado facultativo (ainda que esteja  exercendo atividade laborativa em terras lusitanas).

 

Onde o brasileiro residente em Portugal pode requerer a aposentadoria? 
Com totalização ou não, o brasileiro residente em Portugal pode se aposentar por lá e por aqui, desde que preencha os requisitos mínimos. Para os casos de totalização, o requerimento pode ser feito em quaisquer dos órgãos de ligação, seja no Brasil (INSS/MEUINSS) ou Portugal (Centro Nacional de Pensões). Por tal motivo e como o próprio nome sugere, eles têm perfeito alinhamento para analisar documentos de ambos regimes. 

Outro aspecto importante é que no Acordo está indicado em qual órgão em cada país devem ser feitos os requerimentos e/ou esclarecimentos quanto à proteção previdenciária. São conhecidos como Organismos de Ligação, e por óbvio, no Brasil, é o INSS através de suas Agências de Acordos Internacionais – APSAI, que no caso do acordo entre Brasil e Portugal, localiza-se em São Paulo (APSAI SP). 

 

O brasileiro residente pode receber o valor do benefício no Brasil? 
Sim, mas as aposentadorias em regra são recebidas no país acordante em que o interessado estiver residindo através de depósito em conta bancária de sua titularidade do mesmo, porém, caso o requerente opte por receber no outro país, a remessa ao exterior esta sujeita à tributação própria.

Fique atento e sempre busque ajuda especializada de um advogado, para que este possa analisar seu direito.  

Acesse https://pz.adv.br/

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Bebidas Etílicas coleta amostras durante fiscalização em Salvador

A Operação Bebidas Etílicas foi realizada na manhã desta terça-feira (14) em Salvador. Essa ação é resultado de uma parceria entre a Polícia...

Dino cancela sessão do núcleo 4 da trama golpista de quarta (15/10)

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Flávio Dino, cancelou a sessão de julgamento dos réus do núcleo 4...

CNJ concede prazo final para vara da Bahia regularizar 11 mil processos paralisados

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostrou que a 5ª Vara de Fazenda Pública de Salvador acumula 11.103 processos parados há...