Gilmar interrompe julgamento que pode zerar processo contra Cunha

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Por meio de um pedido de vista, o ministro Gilmar Mendes fará o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha aguardar mais algum tempo para saber se um processo aberto contra ele a partir da Operação Lava Jato terá todas as decisões invalidadas pela Corte. A sentença do caso já foi anulada pelo STF.

A ação da Lava Jato em questão levou o ex-deputado a uma condenação a 15 anos e 11 meses de prisão, em setembro de 2020, pela Justiça Federal do Paraná. O juiz Luiz Antônio Bonat considerou Cunha culpado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo contratos de fornecimento de dois navios-sonda à Petrobras.

Em maio de 2023, no entanto, a sentença foi anulada pela Segunda Turma do STF. Os ministros decidiram na ocasião mandar o processo à Justiça Eleitoral, mas não invalidaram todas as decisões anteriores da Vara da Lava Jato e determinaram que o juiz eleitoral decidisse se elas serão ou não aproveitadas.

Os advogados de Eduardo Cunha, então, recorreram. Eles argumentaram que, se a Justiça Federal do Paraná não poderia tocar o caso, todas as decisões no processo deveriam ser anuladas.

No julgamento do recurso, no plenário virtual do colegiado, o relator, Nunes Marques, havia rejeitado o pedido da defesa. Gilmar, então, pediu vista nessa quarta-feira (21/2) e suspendeu a análise do caso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF julga constitucional pena de disponibilidade para magistrados e define regras para reaproveitamento na função

STF encerrou, em 15 de dezembro, o julgamento que reconheceu, por unanimidade, a constitucionalidade da pena de disponibilidade para juízes, prevista na Loman....

Sargento da PM é sequestrado em Fazenda Coutos e mobiliza operações no Subúrbio de Salvador

Um sargento da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) foi sequestrado na noite deste domingo (28) em Teotônio Vilela, no bairro Fazenda Coutos, subúrbio...

Senadora faz compras em loja de luxo nos EUA com lobista enrolado

Relatora da CPI das Bets no Senado, Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi flagrada fazendo compras ao lado do lobista Silvio Assis em uma loja...