Pogba pega quatro anos de suspensão por doping

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

063 1575575654

O meio-campista Paul Pogba, da Juventus, da Itália, pegou quatro anos de suspensão por ter testado positivo para testosterona no último dia 20 de agosto, após uma partida contra a Udinese, na primeira rodada do campeonato italiano, do qual não participou. “Recebemos a notificação do tribunal esta manhã”, disse uma fonte interna da Juventus nesta quinta-feira, 29, acrescentando que “tomaram nota” da decisão do tribunal. O francês, campeão mundial em 2018, voltou a testar positivo na contra-análise, realizada em setembro, e suspendeu provisoriamente enquanto a Procuradoria Antidoping da Itália (NADO) investigava os fatos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No dia 11 de setembro, o teste positivo de testosterona de Pogba foi confirmado em exame realizado no dia 20 de agosto, na partida entre o time de Turim e a Udinese, que o meio-campista assistiu do banco. Na ocasião, ele chegou a ser supenso provisoriamente pelo Tribunal Nacional Antidopagem, atribuindo-o à violação dos códigos do Regulamento Desportivo que sancionavam o uso e até a tentativa de consumo de substância proibida. A testosterona, um hormônio da fertilidade e sexualidade masculina, favorece o desenvolvimento muscular.

Na contra-análise, o meio-campista francês testou positivo para uma nova substância, chamada Dhea, ou dehidroepiandrosterona, também conhecida como “hormônio da juventude”, segundo relatos da imprensa italiana. A revelação do uso por Pogba do hormônio esteróide mais comumente encontrado no corpo humano, um contaminante clássico em coleções de produtos antienvelhecimento e de musculação, mudou o cenário de defesa e provocou uma denúncia sobre um suplemento contaminado.

Embora houvesse especulação de que a defesa de Pogba, que tem 31 anos e contrato com a equipe de Turim até junho de 2026, teria chegado a um acordo para evitar o processo, a confirmação da sentença solicitada pela procuradoria deixa no ar a carreira do jogador, que retornou à Itália em 2022 após deixar o Manchester United.

Pela redes sociais, o atleta se manifetsou sobre a decisão e disse estar chocado com o verdido. “Fui informado sobre a decisão do Tribunal Nacional Antidoping e acredito que o veredito é incoerente. Estou triste, chocado e de coração partido por que o que construi na minha carreira profisisonal me ter sido tirado”, escreveu o atleta em uma publicação. Pogba alega que, como jogador profissional, “nunca faria nada para melhorar o desempenho usando substâncias proibidas” e que nunca desreepeitou ou enganou “colegas atletas e torcedores de qualquer um dos times que jogou e os adversários”.

*Com informações da EFE e AFP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Silvestre 2025: Muse Gizachew e Sisilia Panga vencem a prova; Brasil sobe ao pódio

Meta descrição: Centésima edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, 2025, com Muse Gizachew vencendo a prova masculina em 44min28s...

Chuva com vento forte derruba árvore no Oeste baiano

Uma ventania derrubou uma árvore no distrito de Javi, na zona rural de Muquém do São Francisco,...

Corinthians fecha contratação da atacante Rhaizza, do Bahia

O Corinthians anunciou a contratação da atacante Rhaizza, 27 anos, que pertence ao Bahia. A jogadora foi um dos destaques da temporada do...