TAGS

AL-BA confirma que “sala do cafezinho” seguirá fechada para jornalistas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em resposta à matéria publicada pelo Bahia Notícias na noite desta sexta (23), sobre a proibição do acesso dos jornalistas que cobrem os trabalhos da ALBA à “sala do cafezinho”, a Assembleia Legislativa da Bahia, através da sua assessoria de comunicação, enviou uma nota onde explica os motivos pelos quais o trânsito dos profissionais na área foi restringido.

 

O ambiente é exclusivo dos deputados e era comumente usado para entrevistas antes e após as sessões plenárias. A “proibição” deixou os profissionais setoristas sem entender o que havia acontecido, gerando insatisfação e diversas manifestações contrárias em comunidades de jornalistas políticos. Confira o comunicado:

 

Atendendo a solicitação de parcela significativa dos deputados estaduais, nesse início de ano legislativo, o presidente Adolfo Menezes decidiu restringir o acesso à sala do cafezinho a quem não trabalha diretamente no plenário, garantindo privacidade para os parlamentares. Integrantes da Mesa Diretora foram consultados sobre a medida que atinge a um público diverso, inclusive os profissionais da imprensa, que mantém livre acesso às demais dependências do Legislativo, incluindo o amplo saguão Nestor Duarte e a bancada de imprensa Jornalista José Carlos Prata.

 

A Sala Deputado Cristóvão Ferreira, local onde funciona o cafezinho da Assembleia, retoma a sua característica anterior de ser um ponto para negociação política e conversas privadas, que foi se perdendo ao longo dos anos, ao ponto de ocorrer uma superlotação e não sobrarem lugares para os deputados se acomodarem. Todos aqueles que frequentam as sessões do Legislativo, imprensa inclusive, podem confirmar a existência desse acúmulo de frequentadores daquele espaço – criado para ser privativo, onde, inclusive, existem banheiros reservados aos deputados e deputadas. 

 

Os jornalistas setoristas – ou não – que precisarem de conversas exclusivas,  sempre poderão obter privacidade nos gabinetes, comissões, no próprio saguão ou no Comitê de Imprensa Jornalista Edson Alves. Pelas mesmas razões, os profissionais de imprensa lotados na Assessoria de Comunicação Social e da TV Assembleia estarão sujeitos às mesmas normas, exceto os fotógrafos e cinegrafistas envolvidos na cobertura dos trabalhos diários do plenário e os dirigentes dessas duas estruturas administrativas da ALBA.

 

CRACHÁ

Para atender a solicitação dos jornalistas e radialistas envolvidos na cobertura dos trabalhos diários do Legislativo, o presidente Adolfo Menezes determinou à Superintendência de Recursos Humanos, SRH, a adoção de medidas capazes de facilitar o acesso de todos à sede do Poder, sem a necessidade de se identificar como visitante, diariamente, na portaria. O pessoal interessado em obter um crachá específico para a imprensa, que dispensará essa providência, deve deixar uma foto 3×4 no Comitê de Imprensa ou ir diretamente ao SRH, a partir desta segunda-feira (26). Também foi determinada a feitura de um recadastramento das vagas no estacionamento reservado para a imprensa. Só terão acesso os profissionais cadastrados no Comitê, como repórteres, seus diretores ou ex-presidentes, além dos veículos timbrados dos órgãos de comunicação.

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Micareta de Feira não registra crime grave em três dias de festa e apresenta reduções dos índices, confirma SSP

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na Micareta de Feira de Santana, até a madrugada deste domingo (21), quando foi encerrada a terceira noite do evento - é o que confirma a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A festa conta com esquema especial de policiamento com 9,5 mil policiais e bombeiros

Comissão da Câmara dos Deputados vai discutir na terça ampliação do aeroporto de Barreiras

Audiência pública marcada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para terça-feira (23), às 10h, vai colocar em pauta a ampliação do aeroporto de Barreiras, no Extremo Oeste baiano.    O pedido da audiência é do deputado Neto Carletto (PP). O parlamentar pontuou que o aeroporto atende uma região vasta e próspera

Micareta de Feira: Adão Negro leva grande público para palco Reggae Vibes

A banda Adão Negro atraiu um grande público ao palco Reggae Vibes Jota Morbeck na noite deste sábado (20), dentro da programação da Micareta de Feira 2024. Com um repertório repleto de sucessos e mensagens de positividade, a banda mostrou mais uma vez por que é uma das mais queridas do cenário reggae nacional. Com