Caravelas mais uma vez tem a melhor saúde pública do extremo sul da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O período avaliado foi o terceiro quadrimestre de 2023 (setembro, outubro, novembro e dezembro). Dentre os treze municípios integrantes da região extremo sul da Bahia, Caravelas ficou em primeiro e Itamaraju em último.

A nota é definida através do Indicador Sintético Final (ISF), veja aqui, cálculo do conjunto dos sete indicadores determinantes do valor para o incentivo financeiro a ser transferido ao município. Quanto maior, mais dinheiro para a saúde, quanto menor, menos dinheiro.

Mais uma vez, Caravelas está rindo à toda por se destacar na região, repetindo o feito de ser o município com melhor serviço de saúde pública na atenção básica, ou seja, com melhor avaliação das ações de prevenção.

Captura de tela 2024 02 01 063801
Ranking dos municípios integrantes da região extremo sul da Bahia, segundo avaliação do Ministério da Saúde

A nota de Caravelas foi o ISF 9,87, empatando com Mucuri, também com ISF 9,87, contudo, por critério de desempate, o município alcançou o desempenho 720,86, abaixo dos 723,25 de Caravelas.

Enquanto os primeiros comemoram, os municípios da ponta de baixo, amargam sucessivas indicações de que precisam melhor seus serviços na atenção básica e ampliar as ações de prevenção e de maior qualidade de vida à população. Em penúltimo, Teixeira de Freitas com ISF 6,71, seguido por Itamaraju com ISF 4,89, em último.

Desempenho dos municipios da regional extremo sul da Bahia no Previne Brasil
Desempenho dos municípios da regional extremo sul da Bahia no Previne Brasil

Essa avaliação é do Ministério da Saúde (MS), através do Previne Brasil, modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Na prática, o programa repassa recursos financeiros para os municípios, pagando por desempenho como incentivo para ações estratégicas, então, quem fizer melhor trabalho recebe mais.

Captura de tela 2024 02 01 070731
Situação dos municípios integrantes da região extremo sul da Bahia

Apesar de o programa estimular melhor desempenho, o Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita, referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça, Caravelas e Cumuruxatiba vão contar com circuito de choro instrumental

O “Circuito Cai na Roda, O Choro no Extremo Sul”, irá beneficiar músicos e estudantes de música, pessoa que já teve algum contato com a música, integrantes de projetos musicais e/ou até músicos profissionais, em três cidades litorâneas do Extremo Sul da Bahia (Caravelas,...

Policlínica Regional de Teixeira de Freitas supera a marca dos 500 mil atendimentos na região extremo sul da Bahia

500 mil atendimentos. Um número bastante expressivo, superado neste mês de abril, com a oferta de dezenas de especialidades médicas para os baianos que vivem em cidades do extremo sul da Bahia. A primeira Policlínica Regional da Bahia, iniciou suas atividades em novembro de 2017....

Em contagem regressiva para inauguração, Hospital Estadual Costa das Baleias recebe aparelho de Ressonância Magnética

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo da Bahia que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já vem recebendo...