Chade vive tensão em confrontos com mortes entre governo e oposição

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Segundo autoridades locais, um ataque ao escritório da agência de segurança interna do Chade (ANSE) deixou vários mortos na noite de terça-feira (27/2), sem detalhar a quantidade de vítimas no país da África Central.

O governo chadiano acusou o Partido Socialista Sem Fronteiras (PSF) de está por trás da ação, mas afirmou que a situação já estava “completamente sob controle” e que as pessoas envolvidas no ato foram presas “ou estão sendo procurados e serão processados”.

Além dos confrontos na agência de segurança interna, o comunicado divulgado por Koulamallah Abderaman, ministro da Reconciliação Nacional e Coesão Social, acusou um membro da oposição de tentar assassinar o presidente do Supremo Tribunal, Samir Adam Annour.

A tentativa de assassinato, no entanto, falhou e o acusado, identificado como Ahmed Torabi, foi morto pelas forças de segurança.

Após o incidente, a sede do PSF foi atacada por forças do governo e tiros foram ouvidos na região. Ao mesmo tempo, a mídia local relatou que homens armados tentaram invadir o palácio presidencial.

Os confrontos entre governo e oposição acontecem um dia após a agência eleitoral do Chade confirmar a data das próximas eleições presidenciais do país para 6 de maio.

O novo pleito traz uma luz para o país africano, governado por uma junta militar sob o comando de Mahamat Idriss Deby Itno desde 2021. O atual presidente transitório assumiu o poder após seu pai, Idriss Déby, ser morto em confronto com um grupo rebelde armado após quase 30 anos no poder.

Após assumir o comando do Chade, Mahamat Déby Itno suspendeu a Constituição e dissolveu o Parlamento, e prometeu passar o poder a um governo eleito após 18 meses – o que não foi cumprido.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mãe que ameaçou professora deu “carteirada” citando Nikolas Ferreira

A mãe que ameaçou uma professora do Distrito Federal e a acusou de “doutrinar” a filha em sala de aula deu uma “carteirada política”: a mulher foi até a escola e disse que era “amiga” dos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), e do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG). A revolta aconteceu após a

Sala da Advocacia é reinaugurada na sede do TCE-BA

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), reinaugurou a Sala da Advocacia no TCE-BA.    O espaço, reaberto na última segunda-feira (22), é destinado ao acolhimento e trabalho dos jurisdicionados, advogadas

Presidente da CBF nega pedido de CPI para suspender o Brasileirão: “A competição é limpa”

Em investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) que julga a permanência do presidente da CBF Ednaldo Rodrigues nesta quarta-feira (24), o mandatário da Confederação reiterou que não vai paralisar o Brasileirão por causa do pedido feito pelo presidente da CPI da Manipulação das Apostas Esportivas, Jorge Kajuru.   "A CBF não trabalha de forma alguma com