DF registrou mais de 3 mil internações de pacientes com dengue em 2024

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Este ano, mais de 3 mil pessoas já foram internadas na rede pública de saúde do Distrito Federal por causa da dengue. Desse total, 226 pacientes precisaram ser admitidos em unidades de terapia intensiva (UTI).

Os dados são da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). No total, a rede pública de saúde já recebeu 3.043 pacientes que foram internados com dengue. Apenas na terça-feira (27/2), foram 48 internações do tipo e uma na UTI.

Considerando os 57 dias que já se passaram esse ano, o DF teria uma média de 53 internações por dia — ou 380 por semana — apenas de pessoas infectadas pela dengue.

Internação em enfermaria x UTI Segundo a pasta, as internações gerais ocorrem quando a pessoa apresenta sintomas moderados a graves, mas sem comprometimento significativo dos órgãos vitais. Esses pacientes podem precisar de monitoramento regular da pressão arterial, hidratação intravenosa e controle da febre.

O Ministério da Saúde, na diretriz de 2024, manifesta que os pacientes com dengue elegíveis para leitos de UTI, são aqueles com presença de sinais de choque, sangramento grave ou disfunção grave de órgãos, além de pacientes com piora clínica e laboratorial, ou seja, que não responderam ao tratamento inicial.

DF registra 55 mortes por dengue; outros 82 óbitos são investigados

Casos de dengue Até 26 de fevereiro, a SES-DF registrou 55 mortes causadas pela dengue em 2024. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, outros 82 óbitos estão em investigação. Em 2023, no mesmo período, nenhuma morte por dengue havia sido registrada na capital federal.

Das mortes confirmadas, 30 são homens e 25, mulheres. Doze das vítimas da doença tinham entre 60 e 69 anos. Outros 10 tinham entre 70 e 79.

Em relação aos casos prováveis de dengue, a pasta registrou 100.558 desde o início do ano. Desses, 98.418 são residentes no DF — o valor indica um aumento de 1.449,6% no número de casos prováveis de dengue em residentes no DF se comparado ao mesmo período de 2023.

Dentre os casos prováveis em residentes em outras Unidades da Federação (UF) destacam-se GO (2.015 casos), MG (38 casos), SP (21 casos) e BA (10 casos).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

OAB entrega a Rodrigo Pacheco PEC sobre sustentações orais no STF

O ofício com a proposta de emenda à Constituição (PEC) para assegurar à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF) foi entregue pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e o vice-presidente, Rafael Horn, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nesta

PF retoma agendamentos online para emissão de passaportes

  A Polícia Federal (PF) retomou o serviço online de agendamentos para emissão de passaporte nesta quarta-feira (24). O sistema foi restabelecido após uma atualização. O serviço estava temporariamente suspenso desde o dia 17 de abril. À época, a PF anunciou que tinha identificado uma tentativa de invasão ao site. O caso está sendo investigado.

MS: galo que bicou turista é investigado e pode ser separado da esposa

Um galo índio, mais conhecido como índio gigante, é “investigado” pela polícia por atacar uma turista em uma praça de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, nessa segunda-feira (22/4). Batizado como Jorge, o galo de estimação pertence a Antônia Coronel, de 68 anos. Além dele, a tutora tem uma galinha chamada Filomena, “esposa” do