GDF propõe reajuste de 18% a policiais penais, mas impõe condição

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A negociação entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e os policiais penais avançou nesta semana. Após a categoria ameaçar suspender o serviço voluntário, o GDF se dispôs a dar reajuste salarial à categoria.

A proposta do GDF é de conceder 18% de aumento de uma só vez, percentual que seria aplicado a partir de março. O governo considerou que, como os policiais civis e militares já tiveram o reajuste de 18% incorporados, seria justo pagar aos policiais penais o mesmo percentual.

O Palácio do Buriti, contudo, tem uma condição: quer que os policiais penais desistam da inclusão da categoria no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

O governo federal custeia, por meio do FCDF, a Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF. No ano passado, o GDF atendeu pedido dos policiais penais e enviou ao Executivo federal a solicitação para que a categoria também ficasse vinculada ao fundo.

Os policiais penais foram os únicos que não receberam reajuste em 2023, em âmbito local e federal. O GDF deu aumento de 18%, dividido em três parcelas anuais de 6%, a todos os servidores distritais. Como o processo da Polícia Penal tinha sido enviado ao governo federal, ela ficou de fora dessa recomposição.

Também em 2023, a Presidência da República e o Congresso aprovaram reajuste de, em média, 18% para os policiais civis, militares e bombeiros. No caso dos profissionais pagos pelo FCDF, o aumento foi aplicado em duas parcelas, incorporadas em julho de 2023 e em janeiro de 2024.

O Sindicato dos Policiais Penais no Distrito Federal (Sindpol-DF) fará uma assembleia, às 9h desta sexta-feira (23/2), para debater a proposta do GDF. O encontro será em frente ao Complexo Penitenciário da Papuda.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

STJ elege nova presidência para biênio 2024-2026 na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (23), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai realizar a eleição para escolha dos ministros que irão ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da Corte no biênio 2024-2026. A sessão está marcada para às 10h. Os eleitos assumirão os lugares da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do

Vídeo: pitbull ataca e mata shih-tzu que andava com tutora no litoral

São Paulo – Câmeras de segurança flagraram o ataque de um pitbull a um cão da raça shih-tzu que estava passeando com a tutora na cidade de Mongaguá, no litoral sul de São Paulo. O animal teria escapado de casa e seguido o dono até uma padaria, segundo o portal G1. Os cães estavam em

Polícia Civil resgata 15 crianças em situação de vulnerabilidade social na Micareta de Feira

Equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra a Criança e ao Adolescente (Dercca) resgatou 15 crianças em situação de vulnerabilidade social, na companhia de adultos, que atuavam como vendedores ambulantes no circuito do evento, neste sábado (20) na Micareta de Feira de Santana. Entre as vítimas, dois bebês também foram localizados, na Operação