Governo federal cria casa em Roraima para atender povo Yanomami

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto, nesta quarta-feira (28/2), que institui a Casa de Governo de Roraima que irá coordenar as ações de enfrentamento à crise humanitária e de saúde da terra indígena Yanomami.

A instalação será inaugurada na quinta (29/2) em Boa Vista, capital do estado, com a presença de ministros e autoridades. A estrutura ficará responsável pelas ações da Polícia Federal (PF), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de ministérios como da Educação, Saúde e Povos Indígenas.

A construção da Casa de Governo foi anunciada em janeiro. Na ocasião, Lula defendeu a instalação de ações permanentes para proteção dos Yanomamis e combate ao garimpo ilegal na região. A estimativa é de que o governo destine R$ 1,2 bilhão para adoção de medidas para atendimento à população indígena.

“Vamos utilizar todo o poder que a máquina pública pode ter, porque não é possível que a gente possa perder uma guerra para garimpo ilegal, para madeireiro ilegal, para pessoas que estão fazendo coisas contra o que a lei determina” defendeu o presidente em janeiro.

O decreto assinado por Lula aprovou ainda cargos em comissão para garantia do funcionamento da Casa de Governo. Serão remanejados membros do Ministérios da Gestão em caráter temporário. A estrutura estará ligada à Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.

Na última semana, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), também anunciou a construção do primeiro hospital indígena em Boa Vista e a construção de mais 22 unidades básicas de saúde.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Aluno que agrediu menino em escola é ameaçado: “Sangue com sangue”

São Paulo — A mãe de um menino que foi flagrado em um vídeo agredindo Carlos Teixeira, morto aos 13 anos após estudantes pularem sobre as costas dele em uma escola estadual de Praia Grande, afirmou que o filho recebeu ameaças de morte e que ele está “destruído” emocionalmente. Ao G1, a mulher disse que

OAB entrega a Rodrigo Pacheco PEC sobre sustentações orais no STF

O ofício com a proposta de emenda à Constituição (PEC) para assegurar à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF) foi entregue pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e o vice-presidente, Rafael Horn, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nesta

PF retoma agendamentos online para emissão de passaportes

  A Polícia Federal (PF) retomou o serviço online de agendamentos para emissão de passaporte nesta quarta-feira (24). O sistema foi restabelecido após uma atualização. O serviço estava temporariamente suspenso desde o dia 17 de abril. À época, a PF anunciou que tinha identificado uma tentativa de invasão ao site. O caso está sendo investigado.