Juiz aposentado Rosalino dos Santos Almeida morre na Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O juiz aposentado Rosalino dos Santos Almeida morreu na terça-feira (27), em Salvador, aos 74 anos. Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da capital baiana. 

Há cerca de dois meses, Rosalino precisou ser internado na UPA do Hospital Nair Alves de Souza em Paulo Afonso, após sofrer um mal-estar durante uma caminhada. Após esse episódio, ele foi transferido para a unidade em Salvador, onde faleceu.

A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) emitiu nota lamentando o falecimento de Rosalino. No comunicado, a Amab informou que o sepultamento ocorrerá em Paulo Afonso, cidade onde o juiz atuou por muitos anos. 

RETIRADA DE PROCESSO

Em sessão nesta quarta-feira (28), o Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu retirar da pauta um processo administrativo disciplinar (PAD) contra Rosalino que investigaria a condução do magistrado na averbação de um terreno em Paulo Afonso. Com a confirmação do falecimento o PAD deve ser extinto.

 

Aposentado desde 2020, Rosalino também era acusado de envolvimento em diversas fraudes processuais e respondia a outros processos administrativos disciplinares no Pleno. Em 2021, diante da pressão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJ-BA abriu quatro processos administrativos disciplinares contra o juiz aposentado. Os processos corriam o risco de não serem analisados na data por falta de quórum (lembre aqui). 

Entre os crimes imputados ao juiz aposentado, está o suposto direcionamento da distribuição de processos para a  1ª Vara Cível de Paulo Afonso, onde atuava, além da adoção de medidas para evitar que processos fossem modificados em grau de recursos no TJ-BA, os mantendo em sua unidade judicial. As acusações ainda envolvem possíveis determinações para que servidores modificassem a classe processual das ações sem redistribuir os autos. 

 
Em novembro do ano passado, ele teve a aposentadoria voluntária convertida em compulsória (veja aqui).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

STJ elege nova presidência para biênio 2024-2026 na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (23), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai realizar a eleição para escolha dos ministros que irão ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da Corte no biênio 2024-2026. A sessão está marcada para às 10h. Os eleitos assumirão os lugares da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do

Vídeo: pitbull ataca e mata shih-tzu que andava com tutora no litoral

São Paulo – Câmeras de segurança flagraram o ataque de um pitbull a um cão da raça shih-tzu que estava passeando com a tutora na cidade de Mongaguá, no litoral sul de São Paulo. O animal teria escapado de casa e seguido o dono até uma padaria, segundo o portal G1. Os cães estavam em

Polícia Civil resgata 15 crianças em situação de vulnerabilidade social na Micareta de Feira

Equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra a Criança e ao Adolescente (Dercca) resgatou 15 crianças em situação de vulnerabilidade social, na companhia de adultos, que atuavam como vendedores ambulantes no circuito do evento, neste sábado (20) na Micareta de Feira de Santana. Entre as vítimas, dois bebês também foram localizados, na Operação