Piano ao cair da tarde: “soco no coração” teria matado Alexei Navalny

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A mãe de Alexei Navalny, o principal oposicionista ao tirano  Vladimir Putin, afirmou hoje que está sendo “chantageada” por autoridades russas. 

Segundo Lyudimila Navalnaya, essas autoridades lhe disseram que Navalny, preso político condenado à prisão na Sibéria, morreu de causas naturais, uma evidente mentira — e acrescentaram que só liberariam o corpo se a família concordasse com um rápido “funeral secreto”. Caso contrário, “eles farão algo com o corpo do meu filho”.

Vladimir Putin não querem que o enterro de Alexei Navalny se transforme em manifestação contra o tirano e o seu regime. Não querem também que uma perícia independente possa contrariar a mentira de que ele morreu de causas naturais. De um mal súbito normal, como disseram em um primeiro momento.

A verdadeira causa da morte de Alexei Navalny deverá continuar incerta por muito tempo, se não para sempre, embora não haja dúvida de que ela tenha sido planejada e executada por algozes de Vladimir Putin.

A hipótese mais provável até agora foi publicada pelo Times. Ouvido pelo jornal inglês, Vladimir Osechkin, fundador do grupo de defesa dos direitos humanos gulag.net disse que, segundo uma fonte interna da prisão onde estava preso Alexei Navalny, os hematomas encontrados no corpo do oposicionista seriam de uma técnica de assassinato aplicado por matadores da KGB.

A técnica leva o nome de “golpe no coração”. Alexei Navalny teria sido a caminhar no gelo durante duas horas e meia, a uma temperatura que, nesta época do ano, pode chegar a 27 graus negativos. Em seguida, de volta ao pátio da prisão, completamente extenuado e sozinho, ele teria levado um único soco precordial, desferido no esterno, à altura do coração. 

Na falta de um desfibrilador, o soco precordial é utilizado por médicos e socorristas em pacientes com parada cardíaca ou arritmias graves. Mas, no caso de Alexei Navalny, o soco serviu para o contrário, de acordo com fonte de Vladimir Osechkin. 

Com a circulação sanguínea mais lenta por causa do frio extremo, o golpe seco teria causado no oposicionista preso um Commotio cordis — um trauma no tórax que provocou uma fibrilação ventricular fulminante. 

Vladimir Putin é um assassino covarde. Os seus métodos para matar opositores, que incluem envenenamento e quedas inexplicáveis de janelas e de aviões, o transformam em uma das figuras mais sórdidas da história humana. A Ucrânia, a Europe e o mundo não podem ficar à mercê de um monstro como ele.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

STJ elege nova presidência para biênio 2024-2026 na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (23), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai realizar a eleição para escolha dos ministros que irão ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da Corte no biênio 2024-2026. A sessão está marcada para às 10h. Os eleitos assumirão os lugares da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do

Vídeo: pitbull ataca e mata shih-tzu que andava com tutora no litoral

São Paulo – Câmeras de segurança flagraram o ataque de um pitbull a um cão da raça shih-tzu que estava passeando com a tutora na cidade de Mongaguá, no litoral sul de São Paulo. O animal teria escapado de casa e seguido o dono até uma padaria, segundo o portal G1. Os cães estavam em

Polícia Civil resgata 15 crianças em situação de vulnerabilidade social na Micareta de Feira

Equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra a Criança e ao Adolescente (Dercca) resgatou 15 crianças em situação de vulnerabilidade social, na companhia de adultos, que atuavam como vendedores ambulantes no circuito do evento, neste sábado (20) na Micareta de Feira de Santana. Entre as vítimas, dois bebês também foram localizados, na Operação