Sala de Imprensa da prefeitura homenageia jornalista “Barretinho”

Publicado:

Tradição no Carnaval de Salvador, a edição de 2024 da Sala de Imprensa da prefeitura homenageia o jornalista e escritor soteropolitano José de Jesus Barreto, conhecido como Barretinho. Além da sala localizada no Campo Grande, que funciona para dar apoio aos jornalistas que cobrem a folia, também haverá um espaço para os profissionais de imprensa no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.

 

O espaço no Campo Grande foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis na manhã desta quinta-feira (8). “Depois de Renata [Vidal, secretário de Comunicação] e nossa equipe escolherem Barretinho para emprestar o nome a essa sala, temos a certeza que foi uma decisão acertadíssima. Pelo carinho e pela admiração de todos os profissionais da imprensa por você, Barretinho, alguém em quem a turma mais jovem pode se espelhar. Você é um orgulho para todos nós, graças a Deus estamos prestando essa homenagem em vida”, afirmou o prefeito, ao destacar a atuação do jornalista como subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador na gestão do então prefeito Antônio Imbassahy, principalmente durante o Carnaval.

 

Em seu discurso, o homenageado também lembrou o período em que trabalhou na Secretaria de Comunicação (Secom), na época chefiada pelo jornalista Tasso Franco. “Pegamos a virada do século e fizemos uma transformação muito grande, de um Carnaval analógico, muito restrito a Salvador e à Bahia, para um Carnaval online. Isso nos orgulha muito. Eu sou o homenageado, mas na verdade, a gente não faz nada sozinho”, pontuou Barreto. Durante sua passagem pela gestão municipal, foram mobilizados veículos de 43 países para a cobertura da maior festa de rua do mundo.

 

A secretária de Comunicação, Renata Vidal, destacou a importância da Sala de Imprensa para o Carnaval e elogiou o trabalho dos profissionais na cobertura da festa. “De nada adianta a gente fazer a maior festa popular do planeta se não tivéssemos estrutura para quem está cobrindo, levando cada detalhe do Carnaval para Salvador, a Bahia, o Brasil e o mundo”, disse a titular da Secom.

 

Ela também apontou os laços construídos por Barreto durante toda a vida profissional. “Bom currículo muita gente tem. Mas uma coisa que poucas pessoas têm é o carinho, o respeito dos colegas, como Barretinho tem. Isso não tem preço. Essa admiração, esse amor das pessoas, todas dizendo das boas recordações, que aprenderam muito com você, Barretinho”, afirmou a secretária.

 

QUEM É BARRETINHO?

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), José Barreto teve como escola no jornalismo a redação da Tribuna da Bahia, no início dos anos 70. Concursado, foi um dos fundadores, em 1971, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), onde trabalhou com rádio e TV.

 

Em 1997, foi convidado pelo jornalista Tasso Franco, então secretário, para ser o seu subsecretário de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Salvador, onde permaneceu durante toda a gestão do prefeito Antônio Imbassahy, até 2004.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia recupera equipamentos de escritório de advocacia furtados em Feira de Santana

Na calada da madrugada de quinta-feira (14), um escritório de advocacia em Feira de Santana foi alvo de um arrombamento audacioso. Por volta...

AL-BA firma contrato de R$ 10 milhões anuais para aluguel de SUVs a deputados

A Assembleia Legislativa da Bahia acaba de firmar um contrato significativo de R$ 10 milhões anuais para o aluguel de SUVs destinadas aos...

Ônibus escolar com mais de 50 estudantes bate em árvore e deixa dez feridos em Paulo Afonso

Na tarde desta sexta-feira (15), um acidente assustador abalou o centro de Paulo Afonso, na Bahia. Um ônibus escolar, carregando mais de 50...