SP Alto Astral: Prefeitura inaugura 93º Núcleo de Convivência do Idoso

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O público da “melhor idade” conta com mais um serviço na capital paulista. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, inaugurou neste mês mais um Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) – o 93º da capital. O NCI Tia Dirce fica no bairro de São Mateus, Zona Leste da capital.

O espaço, voltado para a população maior de 60 anos, visa estimular a convivência e proporcionar um local para fortalecer vínculos. Com oficinas de corte e costura, dança, ginástica e yoga, o NCI também promove atividades que estimulam a memória e a capacidade cognitiva dos usuários, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e com autonomia.

Com a nova unidade, os moradores da região de São Mateus poderão vivenciar o que para Assunção Sanches, 83 anos, já é realidade há 7 anos – tempo que ela frequenta o NCI Tereza da Cruz Março, no bairro Parque Edu Chaves, na Zona Norte. 

Ela faz aulas de pilates, dança e joga baralho com a turma que conheceu no núcleo. Inclusive, o buraco, um tipo de jogo de cartas, vai levar o grupo para o Jomi – Jogos Municipais da Pessoa Idosa -, que começa em 19 de março. Além disso, Assunção também participa do Fórum – um espaço aberto para estimular a prática da cidadania, onde os idosos podem sugerir melhorias para o bairro.

“Sou muito grata por esse espaço existir, porque faz muito bem para a gente. As pessoas às vezes chegam lá com depressão e dias depois já estão sorrindo. É a convivência com todos que faz muito bem para a gente. Eu sempre digo que, quanto mais o NCI enche, mais as UBS ficam vazias”

Assunção Sanches Rosa Maria Zanelli, 68 anos, também é frequentadora do NCI Tereza da Cruz Março. Ela faz aulas de dança duas vezes por semana, tem atendimento de psicologia uma vez por semana e treina com Assunção para o Jomi. “O NCI para mim é vida, alegrias, amizades e aprendizados”, conta. “Fazer as atividades lá melhorou muito a minha vida, porque vivo sozinha e é uma forma de estar com outras pessoas, aprender outras coisas, conversar e trocar ideias e, acima de tudo, ter amigos que se estendem além do NCI”, diz.

Núcleo de Convivência do Idoso Os 93 NCIs existentes na capital paulista somam cerca de 13 mil vagas de atendimento para idosos. Os serviços buscam oferecer proteção social para maiores de 60 anos com prioridade para:

beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; oriundos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; quem apresenta vivências de isolamento, violência, apartação, conflitos, abandono, confinamento, preconceito/discriminação por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com possibilidade de atividades complementares em outros períodos, de acordo com a programação.

Confira aqui o endereço de todas as unidades

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministro Jader Filho avalia entrega do BRT e confirma novos investimentos e equipamentos para Salvador

O ministro das Cidades do Governo Federal, Jader Filho (MDB), participou, na manhã desta quinta-feira (25), da inauguração da última etapa do BRT de Salvador. Na ocasião, o ministro de Lula avaliou a entrega do novo modal capital baiana e disse que o meio de transporte vai beneficiar a população soteropolitana.    "Dizer que nós

Belo compartilha oração de força após mudar de mansão que mora Gracyanne

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Belo, 50, tem sido aberto sobre seus sentimentos enquanto enfrenta a separação de Gracyanne Barbosa, 40. Nesta quarta-feira (24), o cantor compartilhou seus stories um vídeo com uma oração para fortalecer quem sofre e a perspectiva de melhora. "Você precisou passar por coisas que te prepararam para outras maiores", dizia

Influenciadora viraliza ao postar vídeo sobre “mau cheiro” de europeus

A influencer Monique Escapeti está em Copenhage, na Dinamarca, e viralizou nas redes sociais ao fazer comentários sobre os cuidados pessoais dos europeus. No vídeo, a jovem aparece em um transporte público e apontou um mau cheiro vindo dos outros passageiros. Segundo Monique, apesar da boa aparência das pessoas, o fedor “ácido” estava muito forte.