Por que em toda IEADPE tem uma cadeira vazia no altar, reservada ao pastor Ailton?

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma prática que já se estende por décadas, as congregações da Assembleia de Deus em Pernambuco adotam uma tradição peculiar: reservar uma cadeira especial, situada no altar, exclusivamente para o presidente da igreja, o pastor Ailton José Alves. Esta cadeira, muitas vezes referida como um trono, é encontrada em cada uma das congregações da denominação, desde as maiores cidades até os menores engenhos do estado.

A cadeira é mantida vaga em todas as ocasiões, servindo como uma homenagem e reverência ao líder religioso. Curiosamente, em muitas dessas congregações, o pastor Ailton José Alves nunca esteve presente, nem espera-se que visite, mas ainda assim, o espaço para sua cadeira é garantido e respeitado, ocupando uma posição central no altar.

Entre os fiéis, especialmente os mais jovens, há críticas a essa iniciativa. Eles questionam a prática, que, apesar das objeções, permanece inalterada devido à sua natureza profundamente enraizada na cultura da igreja. Essa tradição singular tem sido motivo de debates internos, com alguns vendo-a como uma consolidação da imagem de autoridade do pastor, enquanto outros questionam se ela pode incentivar uma forma de idolatria ou um culto excessivo à figura do líder.

Enquanto as novas gerações não resolvem se tiram ou não a cadeira do pastor Ailton do altar, ele segue sendo ovacionado como o bom e velho “ditador” que aparenta ser.

The post Por que em toda IEADPE tem uma cadeira vazia no altar, reservada ao pastor Ailton? appeared first on Fuxico Gospel.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casamento cristão termina em tragédia no Paquistão: explosão de gás mata recém-casados ??e outras seis pessoas

Um cilindro de gás explodiu em uma casa na cidade de Islamabad, Paquistão, durante celebrações de casamento de cristãos, deixando pelo menos oito...

Síria está novamente entre os 10 piores países para cristãos

A Síria entrou pela primeira vez em quase uma década na Lista Mundial da Perseguição 2026 da Portas Abertas, enquanto mais de 388...

Pressão de governos isola cristãos no mundo 

A pressão e a violência contra cristãos continuam ocorrendo em várias regiões, atingindo mais de 388 milhões de fiéis ao redor do mundo....