Primeiro tribunal das Américas, TJ-BA completa 415 anos no mês de março

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste mês de março, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), primeiro tribunal das Américas, completa 415 anos. Para comemorar o marco, a Corte realizará solenidade na quinta-feira (7), no hall do Salão Nobre no Fórum Ruy Barbosa, às 15h.

 

A Comissão Permanente de Gestão de Memória do TJ-BA, presidida pelo desembargador Cássio Miranda, está à frente da instalação da placa em comemoração aos 415 anos. A placa homenageará os desembargadores Antônio Augusto da Silva, Antônio José Duarte de Araújo Godim e Francisco Ayres de Almeida Freitas.   

 

“É um momento importante para conhecer o caminho percorrido pelo Poder Judiciário brasileiro e sempre pensar que ele foi a Primeira Corte da Justiça do continente americano”, frisou o pesquisador e desembargador do TJ-BA, Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, ao mencionar fatos relevantes dessa trajetória.  

 

A Rádio Web TJ-BA, também preparou uma programação especial para o “Conhecendo a História”. O programa, que vai ao ar às quartas-feiras, às 10h30, com reprise às 16h30, fará um passeio pelas sedes do tribunal, revisitará aspectos da trajetória do Jurista baiano Ruy Barbosa, compartilhará curiosidades sobre as primeiras mulheres na Magistratura e muito mais.

 

HISTÓRIA

O Órgão, que se chamava Tribunal da Relação do Estado do Brasil, tinha a função de atuar de forma colegiada para diminuir os poderes dos ouvidores do Brasil. Foi instalado em 1609, no Palácio Rio Branco, cidade de Salvador. Em 1751, passou a se chamar Tribunal da Relação da Bahia e somente adquire a denominação Tribunal de Justiça com a Constituição Federal de 1946.

 

Oito sedes abrigaram o Tribunal baiano desde a sua instalação no início do século XVII. Além do já citado Palácio Rio Branco e proximidades, a Corte funcionou, também, em imóveis localizados na Rua Chile, na Praça da Piedade, no Terreiro de Jesus (Pelourinho) e no Fórum Ruy Barbosa. Desde os anos 2000, passou a funcionar no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação prende líder de facção criminosa que comandava ações no Norte da Bahia

No Norte da Bahia, um integrante da facção criminosa Comando Vermelho, com atuação em Senhor do Bonfim, foi preso na terceira fase da...

Vereador é suspeito de usar dinheiro de emenda para reformar pousada

A cidade de Cuiabá assiste a uma nova frente de investigação envolvendo o vereador Francisco Carlos Amorim Silveira, conhecido como Chico 2000. A...

Não basta à Justiça ser honesta, deve parecer

O Brasil vive um momento de tensão sobre ética e confiança no judiciário, impulsionado pela liquidação do Banco Master, cuja gravidade é atribuída...