Amigo de Flávio Bolsonaro é nomeado por Lula no TRF-1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O advogado Eduardo Martins, amigo do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi nomeado nesta sexta-feira (8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasília. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. 

 

Porém, como aponta O Globo, a escolha de Martins não se deu pela relação com o adversário político. Ele é filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins e tinha o apoio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin.

 

Outro nomeado para a função de desembargador federal do TRF-1 é Flávio Jardim, que tinha como apoiadores os ministros do STF Gilmar Mendes e Flávio Dino.

 

Os dois estavam nas duas listas tríplices entregues ao presidente por desembargadores.

 

O TRF-1 abarca conflitos federais do Distrito Federal e dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Corte  é considerada o tribunal de segunda instância mais importante do país.

 

Por tratar de assuntos que envolvem diretamente decisões tomadas pela administração pública, como questões previdenciárias e madeira ilegal, o TRF-1 atra interesse de políticos. O tribunal, por exemplo, decidiu suspender a investigação que a Polícia Federal abriu contra Bruno Calandrini, o delegado que pediu a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e de outros suspeitos envolvidos em um suposto esquema de corrupção no MEC.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Batida de trens em Machu Picchu deixa um morto e cerca de 70 feridos

Um grave acidente ferroviário envolvendo dois trens no setor de Pampacahua, Km 94 da rota para Machu Picchu, no Peru, deixou uma vítima...

Banco Central aponta gestão fraudulenta e descumprimento de normas ao justificar liquidação do Banco Master

Em resposta ao Tribunal de Contas da União (TCU), o Banco Central (BC) informou que a liquidação do Banco Master ocorreu devido a...

O impacto da ausência repentina de Bolsonaro nas eleições de 2026

Bolsonaro está no centro de uma leitura sobre saúde e impacto político. O texto lembra que ele passou pela oitava cirurgia desde a...