PEC para fim do mandato vitalício para ministros do STF começa a tramitar, confirma senador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (6), que a proposta de emenda à Constituição que quer acabar com o mandato vitalício de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), já começou a tramitar na Casa. A PEC 16/2019 é de sua autoria e pretende fixar em oito anos o período de permanência na Corte, sem recondução. 

 

Conforme o parlamentar ressaltou, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP), designou a senadora Tereza Cristina (PP-MS) para a relatoria.

 

Plínio Valério acredita que a aprovação da PEC “trará o aperfeiçoamento do nosso Supremo Tribunal Federal, facilitando a renovação, a redução das polêmicas, que frequentemente prejudicam os julgados, enfim, a garantia de segurança jurídica”.

 

Em seu pronunciamento, o senador explicou que a proposta estabelece prazos máximos para a indicação pelo presidente da República, a apreciação pelo Senado e a respectiva nomeação. Segundo o senador, o objetivo é evitar que os cargos permaneçam vagos por tempo indeterminado, como aconteceu com a nomeação dos ministros André Mendonça e Flávio Dino.

 

O parlamentar defendeu que a renovação planejada não fere a prerrogativa de independência do Poder Judiciário, constituindo forma legítima de controle político da Suprema Corte. Segundo Plínio, o modelo foi adotado com sucesso em vários países europeus, como Alemanha e França. As informações são da Agência Senado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Torre Palace será implodido hoje: saiba todos os detalhes do evento que vai parar o centro de Brasília

Implosão do Torre Palace em Brasília: cronograma, segurança e como acompanhar O Torre Palace, um dos hotéis mais icônicos da história do Distrito Federal,...

Presidente da Síria avança na reunificação do país por meio da força

No seu primeiro discurso oficial após liderar a ofensiva que derrubou Bashar al-Assad, Ahmed al-Sharaa afirmou a reunificação da Síria, destacando que o...

MS: homem leva tijolada na cabeça após negar bebida a desconhecido

Agressão em Campo Grande (MS): homem de 37 anos fica ferido após ataque no Jardim Noroeste. O caso ocorreu na madrugada desta sexta-feira,...