Depoimento de Cid à PF avançou a madrugada e durou mais de 9h

Publicado:

O depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, à Polícia Federal — na sede da PF, em Brasília — teve duração de mais de nove horas. Cid começou a ser ouvido por volta das 15h dessa segunda-feira (11/3) e só foi liberado na madrugada desta terça (12/3), pouco depois da 0h15.

No inquérito que apura a participação de Bolsonaro, ex-ministros e militares em uma tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder, Mauro Cid foi ouvido apenas como colaborador, pois não é investigado no caso.

Desde setembro do ano passado, quando fechou delação premiada com a PF, Cid tem a obrigação de dar novas informações para a polícia para não perder os benefícios do acordo.

A expectativa era de que Cid fizesse esclarecimentos sobre o depoimento do general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, no início do mês. Isso porque, na condição de testemunha, Freire Gomes trouxe informações cruciais para o caso da suposta trama golpista.

Estratégia da defesa de Mauro Cid Como mostrado pelo jornalista Vinícius Nunes, da coluna Blog do Noblat, do Metrópoles, a expectativa era de que o tenente-coronel desse mais detalhes sobre a trama golpista envolvendo a “minuta do golpe”.

Apesar disso, parte dos agentes da PF avalia que o militar não tem muito a oferecer para esta investigação.

Caso o depoimento seja aceito como delação premiada, a defesa tentará arrancar uma “anistia” à esposa de Cid, Gabriela Santiago Ribeiro, e ao pai dele, o general da reserva Mauro Lourena Cid.

Ainda segundo o blog, um dos benefícios pretendidos pelo militar, na posição de colaborador, é de que os integrantes da família estejam protegidos e saiam da condição de “investigados”.

Os dois não são investigados no âmbito da suposta tentativa de golpe de Estado, mas na fraude do cartão de vacina e no desvio de presentes oficiais sauditas.

Histórico de depoimentos Este foi o sétimo depoimento de Mauro Cid à PF. Os mais longos foram em 28 de agosto de 2023, com 10h de duração, e, em 31 de agosto de 2023, com 12h. Veja lista completa abaixo:

3 de maio de 2023: não falou 18 de maio de 2023: não falou 6 de junho de 2023: não falou 25 de agosto de 2023: 2 horas 28 de agosto de 2023: 10 horas 31 de agosto de 2023: 12 horas 11 de março de 2024: 9 horas Acordo de delação Em setembro de 2023, Cid fez acordo de delação premiada com a Polícia Federal — os termos ainda são mantidos em sigilo. À época, Cid era suspeito de:

participar da tentativa de trazer de maneira irregular para o Brasil joias recebidas pelo governo Bolsonaro como presente da Arábia Saudita; tentar vender ilegalmente presentes dados ao governo Bolsonaro por delegações estrangeiras em viagens oficiais; participar de uma suposta fraude de carteiras de vacinação de Bolsonaro e da filha de 12 anos do ex-presidente; envolvimento nas tratativas sobre possível invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo hacker Walter Delgatti Neto, para desacreditar o sistema judiciário brasileiro; envolvimento em tratativas sobre um possível golpe de Estado. Desde então, a delação de Cid foi utilizada pela PF para embasar a Operação Tempus Veritatis, que investiga a tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Bolsonaro, militares e ex-ministros e funcionários do governo anterior.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...

Suspeito de organizar sequestro de presidente do PV é preso em Alagoinhas

Um homem de 25 anos, apontado como participante do sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (15) em...