Nome de rua em Castelo Branco é alterado pela Prefeitura de Salvador para Elsimar Coutinho

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Prefeitura de Salvador mudou, nesta terça-feira (12), o nome de uma rua no bairro de Castelo Branco para homenagear o médico Elsimar Coutinho. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). A rua em específico é a 08-Qd 13″ – Castelo Branco – 3° Etapa – Setor 01, de logradouro n° 6957. 

 

O local começa no início da Rua Mário Alves de Souza Vieira, codlog n° 6963, e termina na Rua da Descida, n° 12108. Com a alteração, a localidade passa a ser denominada de Rua Doutor Elsimar Metzker Coutinho. O projeto que foi publicado no DOM, foi sancionado pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis, através da lei de nº 9.784 / 2024. 

 

Elsimar Coutinho era cientista e médico ginecologista. Ele ficou conhecido por ser pioneiro no tratamento à base de reposição hormonal e produziu diferentes soluções inovadoras, com métodos que foram publicados em revistas científicas de reputação internacional. O profissional ainda foi professor da Universidade Federal da Bahia.

 

Elsimar Coutinho morreu em 17 de agosto de 2020, aos 90 anos, em decorrência da Covid-19. No entanto, por conta de suas pesquisas, trabalho e legado, o médico foi considerado uma autoridade mundial em anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais, que continuam trazendo benefícios para a sociedade.

 

Nascido em Pojuca, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Elsimar dedicou-se também a buscar medicamentos e terapêuticas visando prevenir e tratar doenças relacionadas à mulher, com objetivo de fortalecer o sistema de saúde pública. 

 

Formado em farmácia e depois em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Elsimar Coutinho fez pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, e no Instituto Rockfeller, em Nova York.

 

MAPA DA RUA: 

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeita de lavar dinheiro para organização criminosa é presa em Ipiaú após operação que sequestrou mais de R$ 2 mi em imóveis

Em continuidade à Operação Alta Potência 2, uma mulher investigada por lavagem de dinheiro para integrantes de um grupo criminoso atuante na região...

Homem é preso em Vitória da Conquista por atuação com tráfico e seria “distribuidor de drogas” na região

Um homem de 43 anos, apontado como distribuidor de entorpecentes na região de Vitória da Conquista, foi preso na tarde de terça-feira (10)...

Fim antecipado: Atlético de Alagoinhas é o primeiro a cair no Baianão 2026

Não deu para o Carcará: Atlético de Alagoinhas é o primeiro rebaixado do Campeonato Baiano 2026. Com apenas dois pontos em sete rodadas,...