Portos arrendados em Salvador e Aratu são selecionados para receber obras através do novo PAC; saiba detalhes

Publicado:

O Novo Pac Seleções, projeto do governo federal que realiza obras e empreendimentos, anunciou os novos contemplados recentemente. E entre os alocados na Bahia, estão espaços ligados ao setor de Portos. O Bahia Notícias teve acesso aos projetos que receberão investimentos, totalizando 10 no segmento. 

 

Entre eles, alguns estão arrendados para a iniciativa privada e, mesmo assim, irão receber valores destinados para a realização de obras nos equipamentos. Localizados nas cidades de Salvador, Candeias e Ilhéus, os portos têm modalidades diferentes, desde o arrendamento para a atuação privada, dragagem, cais e molhes –  obra marítima de engenharia hidráulica que consiste numa estrutura costeira – e de investimentos de terminais outorgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). 

 

Em Salvador, foram selecionados alguns que estão arrendados, como o Terminal Marítimo de Salvador SPE S.A, Tecon Salvador S.A e a Intermarítima Portos e Logística S.A. Além disso, a recuperação da plataforma do cais comercial e a reforma da pavimentação da Retroárea também tiveram o olhar do governo federal. Em Ilhéus, a dragagem de aprofundamento e o terminal Bamin foram contemplados. 

 

Já em Candeias, o Atu 12 SPE S.A e o Atu 18 SPE S.A, administrados pelo CS Portos, foram alvos de seleção, assim como o Ultracargo Logística S.A – Terminal Químico de Aratu. Sem descrever o que será feito precisamente nas intervenções, o PAC apontou que os projetos foram classificados na categoria “obra”, indicando ainda a modalidade de cada projeto. 

 

Ao todo, a Bahia receberá investimentos do Governo Federal e terá 716 obras espalhadas pelo estado. Os projetos estão divididos em saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios vão alcançar mais  de 12,7 milhões de baianos, aproximadamente 90% da população do estado. Cerca de 335 cidades baianas foram contempladas pelo projeto. O estado inscreveu propostas em todas as modalidades. 

 

No total, foram selecionadas 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três suspeitos de assaltos a ônibus morrem após ação policial em Candeias

Três homens morreram hoje durante uma ação policial em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. O incidente ocorreu na BA-522, próximo a um...

Polícia prende homem que invadiu casa e estuprou vizinha em Paulo Afonso

Um homem de 43 anos foi preso em Paulo Afonso após invadir a casa de uma vizinha e cometer abuso sexual. O crime...

Incra unifica assentamentos e cria o projeto “Nova Geração” com capacidade para 51 famílias no norte do estado

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) anunciou na última terça-feira (28) a Portaria n.º 1.398/2025, que promove uma reestruturação administrativa...