Eleições na Rússia: 1º dia de votação é marcado por vandalismo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Rússia está prestes a eleger o seu presidente neste fim de semana, mas o primeiro dia de votação, realizado nessa sexta-feira (15/3), foi marcado por ataques com bomba, tinta e até coquetel molotov, de acordo com a agência estatal Tass.

Pelo menos 13 pessoas foram detidas por vandalismo dentro ou próximo de seções eleitorais nessa sexta. Grande parte dos incidentes ocorreu em Moscou, capital da Rússia, Voronej, no sul do país, e na região de Carachai-Circássia.

Circulam nas redes sociais vários vídeos de ataques a seções eleitorais russas. Em um deles é possível ver uma mulher derramando tinta verde em uma urna, que já tinha alguns votos depositados.

Nas imagens, a suspeita deposita o voto e depois despeja o líquido na urna transparente. Ela foi detida por policiais e deve enfrentar um processo criminal, que foi aberto por investigadores de Moscou, segundo a agência de notícias Reuters.

Confira o ataque com tinta:

Em outro caso, uma mulher chegou a atirar um coquetel molotov contra uma escola que funcionava como ponto de votação, em São Petersburgo. Segundo autoridades locais, “o ato ilícito foi rapidamente contido pela polícia”, acrescentando que não houve feridos.

Reeleição de Putin é quase certa A expectativa é de que Vladimir Putin, que comanda o país há 25 anos, seja eleito para um quinto mandato. Assim, o líder russo ficará no Kremlin até 2030.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou as parciais do número de votantes a poucas horas do fim do primeiro dia de votação. Até o momento, 35,4% dos eleitores já votaram, seja por papel ou de forma eletrônica — como fez Putin.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duas pessoas ficam feridas após carro bater em mureta no DF

Um acidente deixou duas pessoas feridas na noite desta quinta-feira (1º/1). O carro colidiu contra uma mureta em frente a um clube, na...

Papa Leão XIV faz apelo pela paz após primeira missa de 2026 no Vaticano

Após celebrar a primeira missa de 2026, o papa Leão XIV fez um apelo pela paz mundial, dirigindo-se a cerca de 40 mil...

Homem morre esfaqueado ao tentar defender cunhado durante briga no DF

Resumo para SEO: uma briga violenta na quadra 201, Recanto das Emas, no Distrito Federal, resultou na morte de Victor Maciel de Sousa...