Nicolas di Felice, o diretor criativo da Courrèges, foi escolhido por Jean Paul Gaultier para criar a próxima coleção de alta-costura da marca homônima. A novidade foi anunciada pela grife nessa segunda-feira (18/3); e colegas de profissão, como Daniel Roseberry, Lutz Huelle, Guillaume Henry, mostraram entusiasmo com a notícia.
O rodízio de estilistas foi adotado após a aposentadoria do fundador da maison, em 2020. A nova edição será apresentada na Semana de Alta-Costura, em junho, na sede histórica da Gaultier em Paris, na França. Vem saber mais detalhes!
O designer Nicolas di Felice se formou na escola de artes visuais La Cambre
Sobre Nicolas di Felice Natural de uma região próxima a Charleroi, na Bélgica, Nicolas Di Felice carrega consigo as influências de raízes industriais e pós-industriais. Crescido em meio à paisagem única de uma cidade marcada pela mineração de carvão e aço, o estilista encontra beleza na intensidade e na poesia do ambiente que o rodeou durante muito tempo.
À Vogue, o estilista contou que a paixão pela moda foi inicialmente despertada pela cultura visual da MTV. Segundo ele, observar como cada banda expressava a própria identidade não apenas com o som, mas também por meio de roupas, foi o que o fez encontrar inspiração na diversidade e na criatividade do mundo da música para resultar em um anseio de moda.
Após estudar na prestigiada escola de artes visuais La Cambre, em Bruxelas, Di Felice teve a oportunidade de aprimorar as habilidades ao lado de grandes nomes da moda, como Nicolas Ghesquière, atual diretor criativo da linha feminina da Louis Vuitton. A relação ampliou o repertório fashion do designer, e também o ensinou a valorizar a precisão e a perfeição em cada detalhe de uma roupa.
Embora não tenha tido como objetivo se tornar um diretor criativo inicialmente, o profissional encontrou na Courrèges o lugar ideal para canalizar a própria criatividade e paixão pela moda. Desde 2021 no cargo, o estilista de 40 anos se inspira no olhar visionário do engenheiro civil e designer de moda André Courrèges, fundador da marca francesa, para dar continuidade ao legado repleto de pioneirismo.
Nicolas Di Felice tem 40 anos
O designer leva uma visão ousada e contemporânea para a moda
Para Di Felice, a essência da Courrèges está na pureza das linhas, na geometria das formas e na atemporalidade dos tecidos
O trabalho de Nicolas di Felice para a Courrèges O renascimento vibrante da Courrèges com a chegada de Nicolas Di Felice é testemunho de uma visão audaciosa, afinal, transformar conceitos em realidade não é para qualquer um. O estilista tem redefinido o que significa ser consumidor da Courrèges no século 21. Com uma abordagem ainda mais sofisticada, imprime a própria imaginação em cada coleção da marca.
Fiel à herança futurista da etiqueta francesa, Di Felice decidiu reinventá-la para uma geração mais nova de amantes da moda, logo no início da trajetória na grife. Aclamado pela crítica e amado por fashionistas, o designer belga reanimou brilhantemente a icônica maison, controlada pelo grupo Kering. Ele a tornou, atualmente, uma das marcas mais emocionantes e modernas do cenário da moda.
O olhar mais inovador foi perceptível no desfile mais recente, no Paris Fashion Week
A coleção de outono/inverno 2024/25 englobou peças mais justas
Bolsos na nada convencionais, como na parte da frente calça, apareceram entre as criações. O estilista aposta em uma pegada mais sensual do que a marca já havia apresentado
A série de coleções de alta-costura colaborativa da Jean Paul Gaultier Desde 2021, o estilista francês Jean Paul Gaultier faz uma série colaborativa de coleções de alta-costura. A cada temporada, ele escolhe um designer relevante na moda para assinar as peças.
Como sexto da lista, Nicolas Di Felice junta-se a um elenco de talentos notáveis, como Chitose Abe, Glenn Martens, Olivier Rousteing e Haider Ackermann. O desfile do mais novo couturier está previsto para ocorrer no dia 26 de junho. A semana internacional de moda teve que ser antecipada para evitar conflitos com os preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris.
A última estilista a apresentar uma coleção de alta-costura da Jean Paul Gaultier foi Simone Rocha, que produziu looks característicos da marca, mas com uma mistura da perspectiva delicada e imponente que carrega na própria trajetória criativa. O desfile englobou laços, rosas e elementos “românticos” que traduzem a essência da estilista irlandesa, além de cinturas marcadas, chapéus de marinheiro e espartilhos, em sintonia com a estética da grife francesa.
Simone Rocha é uma das maiores representantes da tendência do laço
A estilista também mostrou uma interpretação dos “saltos de strippers“, escolha que adicionou um toque contemporâneo e provocativo à coleção
Simone Rocha, na grife Jean Paul Gaultier, destilou uma narrativa que exalta a mulher
O anúncio de Nicolas Di Felice como o próximo estilista convidado da maison Jean Paul Gaultier marca mais do que uma simples colaboração na moda de alta-costura. É um encontro de mentes criativas e um diálogo entre duas visões excepcionais que prometem promover uma nova energia e perspectiva para o cenário fashion.

Facebook Comments