Paciente denuncia hospital da rede estadual por demora para realizar cirurgia; entenda caso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Além de enfrentar problemas de saúde severos decorrentes de miomas uterinos, a paciente Ramona Oliveira, de 42 anos, tem passado por problemas relacionados à demora por uma consulta com anestesista para conseguir realizar cirurgia de retirada desses tumores benignos.

 

Segundo a paciente, o problema é que o Hospital da Mulher Maria Luiza Costa dos Santos, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), onde ela vai realizar o procedimento, só tem disponibilidade para consulta com anestesista no mês de julho de 2024. De acordo com Ramona, a espera seria muito grande, já que ela tem enfrentado hemorragias e coágulos por conta do problema. 

 

“Estou com miomas e estou precisando de uma consulta com anestesista. Já fiz todos os exames, mas só tem consulta com anestesista para julho no Hospital da Mulher. E aí eu já tive hemorragia duas vezes neste mês. Estou tomando um remédio para sangramento, tive consulta semana passada com o médico e ele disse para continuar tomando a medicação. Só que esse remédio não é um anti-hemorrágico, é só para não ficar sangrando como estava. Porém, eu só preciso da consulta com o anestesista e depois retornar ao médico para marcar a cirurgia”, detalhou Oliveira. 

 

De acordo com a paciente, o hospital alega que a demora acontece por conta da falta de espaço na central de regulação da Sesab e da própria unidade. “Falaram que a demora era por conta da central de marcação de lá mesmo do hospital. O hospital é Sesab, disseram que só tinha vaga para o mês de julho e pronto”, lamentou. 

 

A paciente disse ainda que já realizou todos os exames prévios necessários para a realização da cirurgia, e que aguarda somente a consulta e um exame preventivo. Ramona comentou que precisou inclusive de atendimentos de urgência e emergência em UPAs de Salvador, quando passou por hemorragias. 

 

“Nas UPAs passei por atendimentos de urgência e emergência nos momentos que tive sangramento para tomar o anti-hemorrágico. Os exames eu fiz todos pela Policlínica de Narandiba. Fiz exame de sangue e eu tenho um preventivo para fazer. Eu até já tinha feito eles no ano passado, só não tinha marcado uma cirurgia e os exames acabaram vencendo, e eu tive que repetir tudo de novo”, apontou. 

 

“Eu já fiz ressonância, pois eu fui primeiro para uma médica de endometriose. E aí ela pediu todos os exames e eu fiz. Já passei pelo cirurgião que é o que vai fazer a minha histerectomia para tirar o útero e o mioma, e aí eu só preciso agora mesmo da consulta com um anestesista”, reforçou a paciente. 

 

Ramona relatou que já sofre com o problema de saúde desde o ano passado e que sua situação tem piorado bastante desde o mês de novembro. Ela esclareceu que mesmo os médicos sabendo da gravidade e urgência de sua situação, não conseguiu marcar a cirurgia. 

 

“Eu preciso ser encaminhada para cirurgia, eu já estou até com a guia na mão. Estou tendo sangramentos, hemorragias, coágulos de sangue e eu preciso, mas depende só da consulta com o anestesista. Sofro com este problema já tem um ano,  e entre novembro e dezembro comecei este processo de consultas e exames. Minha situação tem piorado bastante nas últimas semanas”, alertou. 

 

Procurado pelo Bahia Notícias, o Instituto Fernando Filgueiras (IFF) respondeu apenas que “a paciente encontra-se em processo diagnóstico para agendamento do procedimento, tendo consulta agendada para o próximo dia 01/04”. “O tratamento segue dentro do previsto no protocolo clínico da especialidade pela qual a paciente está sendo acompanhada”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de ferro-velho é encontrado morto em lagoa e polícia apura suspeita de latrocínio em Feira de Santana

A cidade de Feira de Santana, na Bahia, registrou um caso grave na quinta-feira (25). O corpo de um homem de 42 anos...

Homem morre após ser esfaqueado pelo irmão durante discussão no Natal em Terra Nova

Um homem, identificado como Davi Assis, de 33 anos, foi morto a facadas pelo próprio irmão na tarde desta quinta-feira (25), em Terra...

Virada Ilhéus 2026 se aproxima e movimenta o verão no sul da Bahia

Virada Ilhéus 2026 entra na contagem regressiva no sul da Bahia, marcando a retomada do réveillon oficial da cidade. Promovida pela prefeitura sob...