Apesar de insatisfação de parte do PL, Raimundinho da Jr. deve conseguir “ajuste” com Roma para eleição em Dias Dávila

Publicado:

Filiado ao PL e integrante da bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Raimundinho da JR. deve ter a “acolhida” do partido para a disputa eleitoral, neste ano. Pré-candidato a prefeito de Dias Dávila, JR. já teria “ajustado” o entendimento para o pleito. 

 

Com a insatisfação velada de integrantes do PL, por conta da “diferença” de discurso entre Raimundinho e a legenda, a garantia de ter o partido para as eleições teria sido dada pelo atual presidente da legenda na Bahia, ex-ministro João Roma. Informações chegadas ao Bahia Notícias dão conta que Raimundinho da Jr. e João Roma já teria “alinhado” que o parlamentar permaneceria no partido. 

 

A manutenção de Raimundinho também faz com que ele “mantenha” o mandato de deputado estadual. A janela partidária não permite que candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais – deputada e deputado distrital, estadual e federal, mudem de legenda. Em 2024, apenas os mandatos de vereador estão prestes a terminar e, por isso, a norma vale somente para esse cargo político. Ou seja, o deputado terá que permanecer na legenda, caso queira ir para a disputa. 

 

Fora do período da janela partidária, as situações que permitem a mudança de partido com justa causa são: desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legenda que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato, fato que faria Jr. perder o mandato de estadual. 

 

Recentemente, o Bahia Notícias noticiou que o presidente do Partido Liberal na Bahia, o ex-ministro da Cidadania João Roma tem sofrido com alguns “petardos” de aliados, que buscam alterar o panorama do partido no estado. 

 

 Informações que chegaram ao Bahia Notícias, através de interlocutores do partido, dão conta que a legenda estaria “dividida”. A disputa interna estaria contrapondo João Roma e o atual deputado federal Capitão Alden. Em busca de chegar à presidência da legenda, o parlamentar estaria tentando “minar” a relação de Roma com a cúpula bolsonarista, através de lideranças fora do estado. Alden negou a informação. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Rua do Pixo” tem fachada pintada de “cinza PM” no centro de SP

A fachada de um condomínio na Rua Dom José de Barros, conhecida como “Rua do Pixo” em São Paulo, agora é pintada de...

Gaza será reconstruída após primeira fase do acordo de paz, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Gaza "será reconstruída" após a conclusão da primeira fase do acordo de paz entre...