Datafolha: 53% descartam nova ditadura no Brasil, recorde da série

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Chegou a 53% o percentual de eleitores que não veem chance da volta da ditadura ao Brasil, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (31/3), data em que o golpe militar completa 60 anos. Trata-se do maior índice da série histórica iniciada há dez anos pelo instituto.

Acreditam na possibilidade de uma nova ruptura democrática no país 20%, enquanto 22% acham que há um pouco de risco de retrocesso democrático.

Foram ouvidas 2.022 pessoas em 147 cidades brasileiras nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

A pergunta foi feita em sete pesquisas até o momento. Na anterior à atual, de agosto de 2022, em plena campanha eleitoral, 49% acreditavam na impossibilidade de uma nova ditadura, com 25% vendo pouco risco e os mesmos 20%, risco definitivo.

Tentativa de golpe A Justiça investiga se Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe para continuar presidente após ser derrotado por Lula (PT) no pleito de 2022. A tentativa seria consumada durante os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando houve invasões e depredações às sedes dos Três Poderes.

Bolsonaro nega que tentou dar um golpe e afirma ser alvo de perseguição política.

Segundo aferido pelo Datafolha, 55% dos brasileiros acreditam que houve essa tentativa, enquanto 39% discordam dessa afirmação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado aceita mudança da Câmara na reforma de Milei; sanção pode sair na semana que vem

O governo argentino acelerou a tramitação da reforma trabalhista proposta pelo presidente Javier Milei. Em pouco mais de uma hora de debate, o projeto...

Cenas fortes: atleta é ferida por lâmina no rosto nos Jogos de Inverno. Veja vídeo

Reprodução / X A polonesa Kamila Sellier foi atingida no rosto e por uma lâmina e sofreu um corte profundo durante a prova de...

Anvisa monitora 65 mortes suspeitas após canetas emagrecedoras; entenda

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do VigiMed, notificou 65 mortes suspeitas após o uso de medicamentos análogos de GLP-1, conhecidos...