TAGS

Assembleia Legislativa da Bahia celebra 50 anos de inauguração de seu edifício-sede

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A passagem dos 50 anos de inauguração do edifício-sede da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, celebrada nesta sexta-feira (1º), foi destacada pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD). O edifício foi batizado de Palácio Luís Eduardo Magalhães em 1998. O chefe do Legislativo baiano apresentou à Mesa Diretora da Casa Moção de Aplausos pelo cinquentenário do prédio principal da Casa do Povo.

No documento, Menezes destaca que a edificação, inaugurada em 1º de março de 1974, foi a primeira sede própria do Parlamento estadual, instituído em 1835. Na condição de deputado estadual, Luís Eduardo Magalhães presidiu a Casa de 1983 a 1985.

Adolfo Menezes salienta o estilo brutalista da construção, que seguiu o padrão da arquitetura moderna vigente no período, notadamente aplicado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na construção de Brasília. A concepção do prédio foi dos arquitetos Ary Magalhães, Maria do Socorro Fialho e Manoel Pedro Andrade Júnior, sob batuta do então secretário de Planejamento do Governo do Estado, Mário Kertész, no governo Antônio Carlos Magalhães. 

A riqueza cultural do edifício-sede da ALBA, a exemplo da pintura “Procissão do Senhor dos Navegantes”, de autoria do pintor e artista plástico soteropolitano, Carlos Bastos (1925-2004); e o painel da fachada da pirâmide do prédio, todo em concreto aparente, do escultor argentino (naturalizado brasileiro), Hector Carybé (1911-1997), também é destacada na peça legislativa.

Menezes lembra ainda os dois incêndios que irromperam sobre o edifício-sede do Parlamento estadual ao longo de sua história de 50 anos. O primeiro, ocorrido em 1978, destruiu o plenário, refeitório, biblioteca e parte do arquivo. O segundo sinistro deu-se em 2018, afetando apenas o terceiro andar da edificação.

O presidente da ALBA fecha a moção pontuando a revitalização arquitetônica do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães e o exercício da democracia: “Tenho uma enorme satisfação em presidir o Legislativo estadual no ano do cinquentenário de sua sede principal, o Palácio Luís Eduardo Magalhães, com o plenário sendo um palco vivo do exercício da permanente democracia em prol das baianas e dos baianos”, celebra Adolfo Menezes.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Salvador triplica geração de empregos em 2024: 21,5 mil novas vagas

Salvador está fazendo grandes avanços na criação de empregos, registrando um notável aumento de 21.538 novos postos de trabalho em 2024, conforme revelam os dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (29). Esse número representa um triplo em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram geradas 6.446

Operação policial em Lauro de Freitas resulta na prisão de suspeitos de tráfico

Políciais Militar da 81ª Companhia Independente deteve, na noite de quarta-feira (29), dois indivíduos suspeitos de estarem envolvidos com o tráfico de drogas, na área de Itinga, situada no município de Lauro de Freitas.   Os oficiais estavam realizando um patrulhamento ostensivo quando avistaram dois homens que, ao notarem a presença da polícia, tentaram fugir

Morre o ex-prefeito de Itajuípe, Dr. Paulo Martinho

O ex-prefeito de Itajuípe, Dr. Paulo Martinho, morreu nesta quinta-feira (30). O médico liderou o município dos anos de 2001 a 2004. Até o momento, não há informações sobre a causa da morte. Os detalhes sobre as cerimônias de despedida serão divulgados em breve.   Durante seu mandato, Dr. Paulo Martinho foi reconhecido por suas