Comissão mais importante da Câmara fica com deputada bolsonarista

Publicado:

A Câmara dos Deputados começou a instalar nesta quarta-feira (6) as 30 comissões permanentes da Casa. Também foram eleitos os novos presidentes dos colegiados.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante, será comandada pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ela foi eleita com 49 votos.

 

“Será uma gestão com transparência e equilíbrio ouvindo a todas as bancadas e respeitando o princípio da proporcionalidade, o que deve se repetir na pauta. Os parâmetros da nossa atuação serão estabelecidos na Constituição Federal e no regimento interno da Câmara dos Deputados. Nesse ponto, não vou querer metas de produtividade na CCJ, mas conforme os pleitos da sociedade”, disse Caroline.

 

Já o PT vai comandar a comissão da Saúde, que terá R$ 4,5 bilhões em emendas parlamentares neste ano. O presidente do colegiado será o deputado Dr. Francisco (PT-PI). A instalação ocorreu após uma série de reuniões entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários, na tentativa de resolver impasses sobre as presidências dos colegiados.

 

A costura atende aos acordos firmados por Lira na sua reeleição ao comando da Casa, em 2023, e acena para a construção de apoios para a sucessão em 2025.
Durante a tarde desta quarta, minutos antes da primeira rodada de instalações, as reuniões foram paralisadas por divergências sobre as últimas escolhas para os comandos de colegiados.

 

A base governista reagiu à escolha, pelo PL, do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para o comando da Comissão de Educação.

 

Até a última atualização desta reportagem foram instaladas as comissões de:

Agricultura, que será presidida por Vicentinho Júnior (PP-TO)

Desenvolvimento Econômico, que será presidida por Danilo Forte (União Brasil-CE)

Finanças e Tributação, que terá Mário Negromonte Júnior (PP-BA) como presidente

Relações Exteriores, que será comandada por Lucas Redecker (PSDB-RS)

Saúde, que terá Dr. Francisco (PT-PI) na presidência

Transportes, que será presidida por Gilberto Abramo (Republicanos-MG)

Indústria e Comércio, que será comandada por Josenildo (PDT-AP)

Educação, que será comandada por Nikolas Ferreira (PL-MG)

e Minas e Energia, que teve eleição para presidente adiada para a próxima terça (13)
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parceria entre OAB-BA e Prefeitura oferece consultoria jurídica a mulheres negras

Neste mês de Julho, em homenagem às Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, a Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) realiza um...

Justiça do RS garante liberdade de expressão artística ao humorista Léo Lins

Recentemente, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul garantiu uma vitória significativa para a liberdade de expressão artística ao humorista Léo...

Pai de universitária de GO que fingiu ser pobre trabalhou com prefeito

Em Anápolis, um caso intrigante está em destaque. Gabriella Andrade Viegas de Arruda, estudante de Medicina, é acusada de tentar enganar o sistema...