Contêineres com materiais para sondagem da Ponte Salvador-Itaparica chegam a Bahia

Publicado:

Seis contêineres com equipamentos e materiais que serão usados na sondagem da Ponte Salvador-Itaparica desembarcaram no sábado (9) em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. 

 

Embarcados em um navio que saiu da China com destino ao Rio de Janeiro, até chegar em carretas a Bahia, a viagem durou cerca de 34 dias. Até este domingo (10), chegarão mais 4 contêineres, totalizando dez. 

 

Para o governador Jerônimo Rodrigues, a chegada dos materiais é “mais um passo concreto para que este projeto tão importante avance”. A ponte, fruto de uma parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês, recebe um investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões.

 

Dentro dos contêineres estão diversos tipos de equipamentos que serão usados na sondagem a ser realizada em águas rasas e profundas na Baía de Todos-os-Santos. Foram trazidas, três perfuratrizes especiais que possuem um sistema de compensação de ondas, tecnologia chinesa fundamental para executar o serviço no mar durante o inverno, período em que podem ocorrer condições climatológicas adversas.

 

O sistema permite também a estabilização das balsas onde estarão as plataformas, garantindo assim uma melhor qualidade dos resultados. Ainda entre os equipamentos estão: uma cabine de operação, torre de operação, guincho, gerador e um laboratório para análise geotécnica do material a ser coletado no mar.

 

SOBRE A SONDAGEM
A sondagem é uma atividade necessária para compreender as características do terreno e dimensionar a fundação da estrutura da ponte. São obtidos fragmentos do solo no local onde serão instalados os pilares e essas amostras são enviadas para laboratório onde são feitas as análises detalhadas do material coletado.

 

Já foram iniciadas as sondagens em terra no município de Vera Cruz, dia 31 de janeiro, e em Salvador, dia 21 de fevereiro. Nos próximos dias, o serviço será realizado na área de borda do mar de Vera Cruz, em uma plataforma que já está montada. Em seguida, começa a sondagem em águas rasas e profundas com uso de balsas de grande porte e os equipamentos chineses que chegaram no sábado (9). 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Van escolar perde freios e colide com casa em Ibicoara; pais cobram fiscalização

Em um dia que deveria ser comum, a tranquilidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi abalada por um acidente envolvendo uma van escolar....

Deputado sugere isenção de ICMS para compra de veículos por agentes da Segurança Pública da Bahia

Em um gesto para reconhecer e valorizar os agentes da segurança pública na Bahia, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou um Projeto...

Reconhecimento Facial da SSP identifica dois foragidos no interior e auxilia mais de 1.230 prisões em 2025

A tecnologia de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tem se mostrado uma aliada poderosa na luta contra a...