França apreende mais de 10 toneladas de cocaína em pesqueiro brasileiro

Publicado:

A Prefeitura Marítima do Atlântico anunciou em comunicado que a Marinha francesa interceptou uma embarcação em 12 de março, com base em informações fornecidas pelo Centro de Análise e Operações de Narcóticos Marítimos, uma agência europeia, e pela DEA norte-americana, em colaboração com uma investigação da Polícia Federal brasileira.

A operação francesa, conduzida pelo Ministério Público de Brest e pela Prefeitura do Atlântico, foi realizada com base no artigo 17º da Convenção das Nações Unidas contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas, que permite a intervenção de um Estado em um navio suspeito com a aprovação do país de registro do navio, no caso, o Brasil.

A Marinha francesa mantém presença no golfo da Guiné desde 1990 como parte da operação multilateral Corymbe, contribuindo para reforçar a segurança nesta região, uma das mais críticas para o trânsito de drogas da América Latina.

“A cooperação efetiva entre os participantes nacionais e internacionais na luta contra o tráfico de drogas resultou neste resultado excepcional, que destaca a eficácia da ação do Estado francês no mar, no contexto da proteção das fronteiras externas e do combate à criminalidade organizada”, destacou a Prefeitura.

As 10,69 toneladas de cocaína apreendidas e destruídas pelas autoridades francesas têm um valor de mercado estimado em 695 milhões de euros.
 
 

Leia Também: Macron ou Rocky? Fotografias geram polêmica nas redes sociais

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA e Jordânia oferecem apoio à Síria para manter cessar-fogo em Sweida

Um novo passo em direção à paz foi dado na região de Sweida, na Síria. Em uma reunião significativa realizada em Amã, os...

Zelensky descarta qualquer retirada das forças ucranianas na região de Donbass

Em uma declaração firme, Volodymyr Zelensky reiterou que a Ucrânia não realizará qualquer retirada de suas forças na região do Donbass. Essa decisão,...

Inflação anual nos EUA se mantém em 2,7% em julho; comitê do FED se reunirá para decidir sobre as taxas de juros

A inflação anual nos Estados Unidos registrou uma estabilidade de 2,7% em julho, mesmo índice observado em junho, conforme os dados divulgados pelo...