INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

Publicado:

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31 de dezembro de 2024, a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não vai acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício. A portaria já foi publicada no Diário Oficial da União.

 

Devem fazer a prova de vida quem recebe benefícios como aposentadorias, pensões por morte e benefícios por incapacidade.

 

Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final desse prazo, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação. Ao invés de a contagem valer a partir da data de aniversário do segurado, ela passa a contar a partir da data da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida.

 

A comprovação da prova de vida pode ser feita de forma presencial – no balcão de atendimento do órgão pagador ou nos terminais de autoatendimento do banco pagador -; e também de forma digital pelo aplicativo Gov.br, através do reconhecimento facial.

 

De acordo com as novas regras, para evitar a suspensão de benefícios de forma indevida, o INSS receberá dados de outros órgãos públicos federais, preferencialmente biométricos. Essas informações são cruzadas com outras que constam na base do governo.

 

Em fevereiro, o instituto informou que mais de 4 milhões de beneficiários estavam sendo convocados para realizar a prova de vida.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menino de 13 anos morre após ser atingido por ônibus em Eunápolis

Na noite de terça-feira (19), Eunápolis foi palco de uma tragédia que deixou a comunidade em choque. Everson Wagner de Jesus Lacerda,...

STF decide a favor da União em disputa previdenciária com impacto estimado de R$ 131 bi

Na noite de segunda-feira (18), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou um importante julgamento que determinou a legitimidade do fator previdenciário...

Operação prende trio envolvido em golpes financeiros contra idosos em Serrinha

A Operação “Falso Crédito” impactou Serrinha nesta terça-feira (19), e levou à prisão de duas mulheres e um homem, todos implicados em fraudes...