Maduro propõe que Celac acompanhe as eleições presidenciais na Venezuela

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos


nicolas maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sugeriu nesta sexta-feira que a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) prepare uma delegação para acompanhar as eleições presidenciais do país, que ainda não têm data definida. “Peço à Celac que avalie a possibilidade de preparar uma delegação de observadores internacionais para se juntar ao processo de preparação, realização e desenvolvimento das eleições presidenciais a partir de hoje até o momento em que a eleição for definida e realizada”, afirmou Maduro durante seu discurso na 8ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O presidente estendeu o convite à Secretaria-Geral das Nações Unidas (ONU), para que possa “ver a verdade de um país que vem aperfeiçoando seus sistemas de consulta, seus sistemas políticos, seu sistema eleitoral, além da manipulação, além das pressões imperiais e das pressões geopolíticas”. O presidente venezuelano explicou aos participantes da cúpula que nesta semana foi assinado um acordo com “43 partidos políticos” de todo o país, além de movimentos empresariais, religiosos, culturais e intelectuais, que estabelece as garantias para as eleições na Venezuela.

“Este acordo estabelece as bases para as garantias plenas de um processo eleitoral totalmente confiável no segundo semestre deste ano, como foi estabelecido”, explicou, referindo-se à proposta de calendário entregue nesta sexta-feira ao Poder Eleitoral pelo Legislativo, que está encarregado de organizar e conduzir a discussão. O presidente insistiu que as eleições venezuelanas serão “absolutamente confiáveis, transparentes, com um sistema eleitoral que gostaria que a Celac conhecesse e pudesse divulgar”. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou nesta sexta-feira que começará a estudar as 27 datas propostas por vários setores do país para a realização das eleições presidenciais deste ano, depois de receber uma lista de sugestões que vão desde a primeira semana de abril até dezembro da Assembleia Nacional (Parlamento), controlada pelo chavismo.

*Com informações da EFE

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Expectativa de vida mundial volta para patamar de 2012 por causa da Covid-19

Quatro anos depois de a Covid-19 ser declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um novo relatório foi divulgado, trazendo à luz o profundo impacto que a doença teve na expectativa de vida em todo o mundo. De acordo com o informe anual da OMS, houve uma redução significativa na expectativa de vida

Israel bombardeia Rafah apesar de ordem do Tribunal de Haia e anuncia ‘intenção’ de retomar negociações

Israel bombardeou a cidade de Rafah neste sábado (25), considerada crucial em sua guerra contra o Hamas, apesar da ordem da Corte Internacional de Justiça (CIJ) para suspender as operações na região sul da Faixa de Gaza. Testemunhas relataram bombardeios israelenses em Rafah, Khan Yunis, também no sul, e na Cidade de Gaza, no norte.

Chile: detido bombeiro suspeito de causar incêndio que matou 137 pessoas

"Foi emitido hoje [sexta-feira] um mandado de prisão contra o autor dos incêndios ocorridos em fevereiro na região de Valparaíso", declarou Eduardo Cerna, durante uma conferência de imprensa organizada após o final da investigação. O violento incêndio começou em 02 de fevereiro, em quatro focos simultâneos no Parque Natural do Lago Peñuelas, perto da cidade