TRT-BA inaugura Ouvidoria da Mulher para atender vítimas de violência de gênero

Publicado:

Mulheres em situação de violência de gênero, assédio moral, assédio sexual, discriminação e outras formas de violência baseada no gênero agora têm mais um canal de apoio: a Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA). 

 

Inaugurado na última sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o órgão funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na Sala da Ouvidoria, localizada no Fórum do Comércio. Além disso, pode ser acessada através do portal do TRT-BA, na aba “Ouvidoria”, clicando em seguida no link “Ouvidoria da Mulher”.

 

A cerimônia foi conduzida pelos desembargadores Jeferson Muricy e Tadeu Vieira, presidente e ouvidor do Tribunal, e pela desembargadora Viviane Leite, que coordenará a Ouvidoria da Mulher. 

 

“Esta iniciativa ressalta a importância da Ouvidoria, que possui uma longa tradição como canal de comunicação da Justiça do Trabalho com a comunidade, tanto interna quanto externa”, afirmou o presidente do TRT-BA. 

 

Para a desembargadora Viviane Leite, a inauguração da Ouvidoria da Mulher é um marco significativo para a promoção da igualdade de gênero e o combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “Por muito tempo, as mulheres lidaram com a falta de espaços seguros para relatar tais situações, muitas vezes sendo desacreditadas ou culpabilizadas. A implantação demonstra a sensibilidade da gestão em fornecer um canal de escuta inclusivo, inclusive para as mulheres trans”, ressaltou.

 

ESPAÇO DE ACOLHIMENTO

A instalação da Ouvidoria da Mulher segue o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O espaço, que funciona na Sala da Ouvidoria, no Fórum do Comércio, é dedicado ao acolhimento e atendimento específico para mulheres, abrangendo magistradas, procuradoras do trabalho, servidoras, advogadas, estagiárias, trabalhadoras (inclusive terceirizadas), prestadoras de serviços e demais colaboradoras do TRT-BA.

 

A Ouvidoria da Mulher representa um canal de escuta, acolhimento e orientação para mulheres que sejam vítimas ou possuam informações sobre casos de violência contra a mulher no âmbito do TRT-BA. Entre as situações abordadas neste novo espaço estão a violência de gênero, assédio moral, assédio sexual, discriminação e outras formas de violência baseada no gênero, que possam resultar em procedimentos administrativos e/ou judiciais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump foi informado em maio que aparecia nos arquivos de Epstein

O polêmico caso de Jeffrey Epstein, que manchou a imagem do ex-presidente Donald Trump, ganhou novos contornos com a revelação de que, em...

Prado: Operação Conjunta resulta em morte de suspeito e prisões por homicídio e tráfico

Na manhã de quarta-feira, 23 de julho, uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar de Prado, na Bahia, resultou em...

Parceria entre OAB-BA e Prefeitura oferece consultoria jurídica a mulheres negras

Neste mês de Julho, em homenagem às Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, a Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) realiza um...