Zelensky pede ao Ocidente mais sistemas de defesa antiaérea para ‘salvar vidas’

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
500b2305b38fae708cc2216e55e70b97bcc2c257

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reiterou neste sábado, 2, seu apelo aos aliados ocidentais por mais sistemas de defesa antiaérea, enfatizando a necessidade crucial de proteger vidas em meio aos bombardeios russos que resultaram em pelo menos seis mortes nos últimos dias. Os ataques noturnos direcionados à cidade portuária de Odessa, às margens do Mar Negro, resultaram na morte de quatro pessoas, incluindo uma criança de três anos, e na destruição de um edifício de nove andares, conforme relatado pelas autoridades ucranianas. Em outra região, Kharkiv, próxima à fronteira com a Rússia, um homem de 76 anos morreu devido a um bombardeio, enquanto na área de Kherson, ao sul, uma pessoa também foi fatalmente atingida.

Zelensky, por meio das redes sociais, destacou a continuidade dos ataques russos contra civis e a urgência de fortalecer as defesas aéreas ucranianas com o apoio dos aliados. Ele ressaltou a importância de mais sistemas de defesa antiaérea e mísseis para salvaguardar vidas. “Temos que fortalecer o escudo aéreo ucraniano para proteger melhor o nosso povo do terrorismo russo”, disse. Após dois anos de conflito, o presidente ucraniano tem intensificado os apelos por assistência militar, especialmente em termos de munições, sistemas de defesa antiaérea e aeronaves de combate.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Paralelamente, há relatos de um possível ataque noturno realizado pela Ucrânia com drones em São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia. Autoridades russas afirmam ter ocorrido um “incidente”, embora não tenham reportado vítimas. Vídeos compartilhados nas redes sociais russas mostram um drone atingindo um prédio, causando uma explosão. A Guarda Nacional russa mencionou que os danos foram resultado da queda de um drone, enquanto a mídia ucraniana sugere que o drone foi abatido pela defesa aérea russa quando se aproximava de um depósito de petróleo, localizado nas proximidades. Isso ocorre num contexto em que Kiev tem atacado instalações petrolíferas russas em resposta aos ataques de Moscou à rede elétrica ucraniana nos últimos meses.

*Com informações da AFP

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Expectativa de vida mundial volta para patamar de 2012 por causa da Covid-19

Quatro anos depois de a Covid-19 ser declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um novo relatório foi divulgado, trazendo à luz o profundo impacto que a doença teve na expectativa de vida em todo o mundo. De acordo com o informe anual da OMS, houve uma redução significativa na expectativa de vida

Israel bombardeia Rafah apesar de ordem do Tribunal de Haia e anuncia ‘intenção’ de retomar negociações

Israel bombardeou a cidade de Rafah neste sábado (25), considerada crucial em sua guerra contra o Hamas, apesar da ordem da Corte Internacional de Justiça (CIJ) para suspender as operações na região sul da Faixa de Gaza. Testemunhas relataram bombardeios israelenses em Rafah, Khan Yunis, também no sul, e na Cidade de Gaza, no norte.

Chile: detido bombeiro suspeito de causar incêndio que matou 137 pessoas

"Foi emitido hoje [sexta-feira] um mandado de prisão contra o autor dos incêndios ocorridos em fevereiro na região de Valparaíso", declarou Eduardo Cerna, durante uma conferência de imprensa organizada após o final da investigação. O violento incêndio começou em 02 de fevereiro, em quatro focos simultâneos no Parque Natural do Lago Peñuelas, perto da cidade