No Dia da Mentira, STF divulga campanha de combate à desinformação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou nesta segunda-feira, dia 1º de abril, conhecido como “dia da mentira”, uma campanha de combate à desinformação. Em suas redes sociais, a Corte ressalta a importância de combater as fake news para garantir a democracia.

Com o objetivo de explicar o que é a desinformação e engajar a sociedade em seu combate, a primeira publicação do programa lembra o usuário de checar as fontes do conteúdo para confirmar sua veracidade e alerta: “na dúvida, não compartilhe!”.

Em seis pontos, o STF reforça a importância de desconfiar de conteúdos compartilhados por fontes não confiáveis e recomenda a busca da informação em mais de um veículo de comunicação. Também pontua que é necessário ler todo o material e acreditar nas informações divulgadas por órgãos oficiais.

A fim de evitar o compartilhamento em massa de notícias falsas, o Supremo sugere o uso de ferramentas de checagem e uma leitura cuidadosa pra identificar possíveis incoerências em “mensagens alarmistas e que incentivam seu compartilhamento imediato”.

Ainda serão publicados vídeos com dicas para a identificação de deepfake, técnica que cria conteúdos sintéticos com uso de inteligência artificial (IA) para iludir as pessoas a acharem que alguém disse ou fez algo que não aconteceu. O material manipulado pode fundir, combinar, substituir ou sobrepor áudios e imagens para distorcer a realidade e enganar o usuário.

Leia Também: Filho de Domingos Brazão se pronuncia em rede social sobre o caso Marielle

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaristas admitem que pacote anti-STF não avançará em 2026

Lideranças bolsonaristas da Câmara admitem, nos bastidores, que as propostas contra o STF, uma das principais pautas da oposição, não devem avançar em...

José Rocha teria solicitado reembolso de R$ 123 mil para pagar procedimentos estéticos à Câmara dos Deputados

O deputado federal José Rocha (União) aparece envolvido em uma controvérsia: ele teria pedido o reembolso de R$ 123 mil para custear harmonização...

Por erro de escola no DF, alunos podem ser excluídos de cotas no PAS

Meta description: Estudantes do Centro de Ensino Médio Paulo Freire denunciam indeferimento de candidaturas por cotas no PAS após erro da escola na...