Mães denunciam Projeto Canaã por discriminação contra crianças autistas: “Chamou minha filha de este tipo de criança”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Com o trabalho reconhecidamente voltado para o atendimento de famílias carentes do município de Irecê, no centro-norte da Bahia, o Projeto Nova Canaã, desenvolvido pela Associação Beneficente Projeto Nordeste (ABPN), está sendo acusado de discriminação contra duas crianças autistas, um menino e uma menina, ambos com cinco anos de idade. 

 

Quem denuncia é a cabeleireira Marta Ribeiro dos Santos. Em contato com o Bahia Notícias, nesta terça-feira (2), ela contou que no último dia 10 de março o projeto social anunciou em seu perfil oficial nas redes sociais a abertura das inscrições para o “Projeto Nadar”, que consiste na oferta de atividades esportivas gratuitas, nas modalidades natação, vôlei e futsal, à crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 17 anos. 

 

De acordo com Marta, ela e a amiga Alessandra de Souza foram até a sede do projeto com a documentação das crianças e conseguiram efetuar as matrículas. “Estava tudo certo, apenas ficamos esperando a ligação para dizer o horário [das aulas]. Levamos todos os documentos que eles pediram. Nós levamos a xerox do laudo médico e eu expliquei que a minha filha e o coleguinha são autistas, ela com grau 1 e ele com grau 2”, contou. Marta, que é estudante do curso de gastronomia e saiu do emprego formal desde que recebeu o diagnóstico da filha, com o objetivo de dar atenção integral à menina, reiterou que ela e Alessandra foram orientadas a buscar o posto de saúde do bairro e pegar um relatório médico comprovando que as crianças estavam aptas a fazer as aulas. 

 

“Perdemos mais uma manhã no postinho para pegar esse relatório com o médico. Levamos no dia 15 [de março] e a assistente social confirmou que estava tudo certo com a matrícula dos meninos”. Após mais de uma semana de espera, elas foram chamadas na sede do projeto, ocasião em que “a assistente social falou para mim que o projeto não tinha verba suficiente para ter um cuidador e que crianças ‘desse tipo’ precisam de um cuidador”, lembrou. 

 

Segundo Marta dos Santos, a conversa teria sido conduzida pelas assistentes sociais de prenome Romilda e Fábia. “A outra mãe, simplesmente, ficou em choque e sem reação nenhuma. E eu pedi que elas repetissem porque absurdo eu gosto de ouvir até o final. Criança desse tipo o quê? Minha filha é um bicho, uma raça”, questionou. Ainda de acordo com Marta, as assistentes sociais ofereceram a amiga dela, Alessandra de Souza, a possibilidade de matricular a filha mais velha, que não é autista. “Qual mãe vai deixar um filho fazendo uma aula e vai deixar o outro? Isso é discriminatório. Eles falam tanto de inclusão, mas é só na rede social”, denunciou.

 

MEDIDAS

Hoje, as mães registraram um boletim de ocorrência contra o Projeto Canaã na Delegacia de Irecê. De acordo com Marta, ambas estão sendo assistidas por um advogado que deverá entrar, ainda esta semana, com uma ação também no Ministério Público. A reportagem entrou em contato com a instituição, na noite desta terça-feira, sem sucesso, em função do horário de funcionamento, que é das 8h às 17h. O espaço segue aberto para manifestação. 

 

Confira a publicação que originou a denúncia: 

 

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Projeto Nova Canaa? (@projetonovacanaa)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Postos de testagem de ISTs da Sesab somam mais de 24 mil exames realizados no Carnaval

Postos de testagem rápida para ISTs da Sesab registram mais de 24 mil exames durante o Carnaval na Bahia. A Secretaria da Saúde...

Edvana Carvalho celebra momento do cinema nacional e promete evidenciar “força da mulher preta”

Baiana de Salvador, a atriz Edvana Carvalho está otimista com o atual momento do cinema nacional. Em entrevista ao Bahia Notícias, ela afirmou...

Raíssa Xavier celebra representatividade nordestina em “A Nobreza do Amor”

A atriz baiana Raíssa Xavier falou sobre a expectativa para a estreia de A Nobreza do Amor, nova novela das seis da TV...