“Não houve aumento de tributação”, diz Abase sobre alteração em ICMS na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Associação Baiana de Supermercados (Abase) se manifestou sobre a alteração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) realizada pelo Governo da Bahia, que modificou de 4% para 20,5% a taxação para delicatessens no estado. 

Em nota enviada à imprensa, a Abase afirmou que não houve supressão do benefício nem aumento de tributação, como alegado por empresas do setor. A Associação informou que o benefício foi instituído para a finalidade de oferecer carga tributária reduzida exclusivamente para os produtos alimentícios produzidos por estes estabelecimentos. 

“Alguns estabelecimentos aplicavam a alíquota reduzida para todos os itens comercializados, inclusive vinhos e até produtos de limpeza, o que desvirtuava do incentivo fiscal”, diz um trecho do comunicado. “A alteração procedida apenas ratifica o caráter originário do benefício e exige desses agentes o mesmo compromisso tributário dos demais setores”, acrescentou. 

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) afirmou que o benefício fiscal de redução do ICMS para 4%, destinado ao setor de delicatessens, continua em vigor, tendo sido preservados os critérios e objetivos para os quais este regime foi criado, ou seja, o incentivo à comercialização de itens alimentícios de fabricação própria. Ou seja, não incidiria sobre a panificação.

 

“A Sefaz-Ba promoveu ajustes neste regime de tributação com o objetivo de preservar a concorrência leal no mercado baiano.  A alteração retirou a possibilidade de redução da carga tributária para produtos como vinhos, whiskies, queijos, frios e fatiados e outros itens, em especial alimentícios importados, comercializados por estes estabelecimentos. Ao pagar menos imposto para produtos sobre os quais outros estabelecimentos são tributados pelo ICMS padrão de 20,5%, as delicatessens de grande porte vinham obtendo vantagem sobre a concorrência. O objetivo da medida, portanto, é garantir a isonomia tributária”, disse a Sefaz em nota.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

João Gomes revela que conheceu Shawn e brinca sobre Ivete: “É como se ela fosse a todo momento brigar com a gente”

Ivete Sangalo tem seus “filhos emprestados” e a relação com João Gomes ficou ainda mais evidente. Em entrevista ao Bahia Notícias, o cantor...

Tiago Abravanel diz que se inspira na energia do Carnaval da Bahia: “É o que me move”

Fã declarado do Carnaval de Salvador, o ator, cantor e apresentador Tiago Abravanel afirmou que sua paixão pela folia vai muito além de...

TCM determina suspensão de contratações da prefeitura de Condeúba após identificação aumento de 446% nas despesas

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a interrupção imediata de novas contratações de prestadores de serviços pela Prefeitura de...