Bebê morre de coqueluche na Grécia; surto deixa mais de 50 doentes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um bebê recém-nascido morreu na Grécia vítima de um surto de coqueluche que deixou mais de 50 pessoas doentes e que dura há 100 dias. Desde o início do ano, a infecção respiratória causou ainda outra morte no país, tratando-se a vítima de um adulto já com problemas de saúde.

De acordo com o The Mirror, que cita o jornal Ekathethimerini, as autoridades de saúde da Grécia confirmaram que registaram, no total, 54 casos desde o início de 2024. Entre os infectados estão 32 crianças, sendo que 11 são bebês.

Devido ao aumento de casos no país, a ministra da Saúde grega, Eirini Agapidaki, aconselhou aqueles que tinham planos para viajar a vacinarem-se. No entanto, a Grécia não é o único país a registrar um aumento do número de casos de coqueluche, já que, a Croácia, a Noruega, os Países Baixos e Espanha também entram na lista.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) destacou que o aumento de casos da infecção respiratória está relacionado com o confinamento provocado pela Covid-19, que fez com que menos pessoas se vacinassem contra a doença.

Este ano já foi detectado na República Tcheca um número recorde de casos, que registou 3.101 casos entre janeiro e março. Este é o maior número de casos em 60 anos. Por sua vez, a Croácia registou 6.261 casos de coqueluche entre janeiro de 2023 e 15 de março deste ano.

Vale lembrar que este é a terceira morte de um bebê tornada pública devido a este tipo de infecção. No início de fevereiro soube-se que uma bebê recém-nascida tinha morrido de coqueluche num hospital pediátrico em Ancona, Itália.

Já Espanha, registrou, no final de março, a morte de um “bebê no primeiro mês de vida” devido à doença. Em ambos os casos as mães não tinham sido vacinadas contra a doença durante a gravidez. 

Vale destacar que a coqueluche é causada por uma bactéria respiratória muito agressiva e tem uma taxa de mortalidade muito elevada em crianças pequenas.

Leia Também: Barata é retirada de partes íntimas de mulher em Honduras

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ONU alerta para ‘apatia global’ ao lançar campanha humanitária para 2026

A ONU fez um alerta significativo sobre a situação humanitária global ao apresentar sua campanha para 2026. A arrecadação pretendida será limitada em...

Governo do Benin informa que tentativa de golpe de Estado foi ‘silenciada’

O governo do Benin anunciou, neste domingo (7), que uma tentativa de golpe de Estado por um grupo de militares foi frustrada. O...

Benin revela que tentativa de golpe de Estado foi ‘um fracasso’

Neste domingo, 7 de dezembro de 2025, o ministro do Interior do Benin, Alassane Seidou, anunciou que uma tentativa de golpe de Estado,...