STF marca depoimentos de ação contra Zambelli por perseguição armada

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai começar em junho as audiências de testemunhas na ação penal aberta contra a deputada federal Carla Zambelli por, com uma arma em punho, ter perseguido um apoiador de Lula em uma rua de São Paulo na véspera do segundo turno presidencial de 2022. A ação corre em segredo de Justiça no Supremo e tem o ministro Gilmar Mendes como relator.

As audiências de instrução do processo, com oitivas das testemunhas de acusação e de defesa, ocorrerão nos dias 7, 14 e 21 de junho, em uma sala no STF. Os depoimentos poderão ser presenciais ou por meio de videoconferência.

Luan Araújo, jornalista que foi perseguido pela deputada bolsonarista, falará no processo em 7 de junho, a partir das 9h, assim como os policiais militares Rafael Douglas Vicente e Aristóteles Alves da Silva, que atenderam a ocorrência na capital paulista.

Entre as testemunhas de defesa que serão ouvidas no STF estão Antônio Aginaldo de Oliveira, marido de Carla Zambelli; João Hélio Salgado e João Hélio Salgado Neto, pai e filho da deputada; ex-assessores e uma assessora da parlamentar.

Em agosto de 2023, o STF aceitou a denúncia da PGR contra Zambelli pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Episódio apontado até hoje por bolsonaristas como um dos motivos da derrota de Jair Bolsonaro para Lula, a perseguição de arma em punho na véspera do segundo turno de 2022 ocorreu no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Armada com uma pistola calibre 9 mm, a deputada correu atrás de Araújo após ouvir provocações na saída de um restaurante. Apontando a arma para o eleitor de Lula, ela o rendeu dentro de uma lanchonete e ordenou que deitasse no chão.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-chefe do INSS de Lula, Stefanutto teve movimentação incompatível com renda, diz Coaf

Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicou que Alessandro Antônio Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),...

TSE rejeita recurso de ex-dirigentes e mantém intervenção do Novo na Bahia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não acatar o mandado de segurança de ex-dirigentes do Partido Novo na Bahia, que buscavam reverter a...

Saiba quem são os irmãos que sugaram petróleo e enriqueceram no Rio

Marcio e Mauro Pereira Gabry são rostos conhecidos na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Considerados chefes de uma quadrilha envolvida...