Estabelecimentos comerciais são fiscalizados pelo Procon-BA na pré-Micareta de Feira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

As ações preventivas para garantir os direitos dos consumidores na pré-Micareta de Feira 2024, que acontece neste sábado e domingo, nos distritos de Humildes e São José, continuam. O Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) iniciou na sexta-feira (12), o monitoramento e a fiscalização dos estabelecimentos comerciais, localizados nos circuitos da festa. Até este sábado (13), 20 fornecedores foram vistoriados pelo órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em Humildes, com o intuito de orientar os comerciantes sobre boas práticas de consumo.

 

Hotéis, pousadas, motéis, restaurantes, bares, depósitos de bebidas, mercados, farmácias e demais estabelecimentos são alvos da ação, que segue até o último dia da festa. A proposta é coibir práticas abusivas contra os consumidores que irão aproveitar a festa. Na fiscalização, os comerciantes recebem orientações sobre exposição de preços, prazos de validade dos produtos e armazenamento das mercadorias.

 

“A presença do Procon nos eventos culturais é de extrema importância para evitar a comercialização de produtos impróprios para consumo e demais abusos praticados contra os consumidores. Nosso objetivo é educar e fiscalizar os fornecedores acerca dos direitos dos consumidores, evitando abusos e práticas abusivas, retirando do mercado de consumo os produtos e serviços que possam atentar contra os direitos dos consumidores e estimular boas práticas”, afirmou o diretor de fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas.

 

A ação do Procon-BA faz parte do *Plantão Integrado dos Direitos Humanos* , coordenado pela SJDH em parceria com diversos órgãos, com o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas idosas, consumidores/as, população LGBTQIAPN+, combate ao tráfico de pessoas, entre outros públicos vulneráveis.

 

Os fornecedores autuados poderão responder a um processo administrativo, respeitada a ampla defesa e o contraditório, podendo sofrer multas e sanções, conforme as regras estabelecidas no CDC. O órgão reforça a importância do/a consumidor/a realizar denúncias através do aplicativo (Procon BA Mobile) ou pelo e-mail: [email protected].

 

Na próxima terça-feira (16), o órgão de proteção e defesa do consumidor vai reunir o empresariado de Feira para orientar sobre a defesa e proteção dos direitos DP consumidor em grandes eventos como medida de proteção da saúde e ao amplo acesso à água, por exemplo, como direito humano da população. A reunião acontece no campus Santa Mônica da Unifacs, rua Rio Tinto, 152, Feira de Santana.

 

No encontro, o Procon vai apresentar a Portaria Nº 35 da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP. Publicada em novembro de 2023, a normativa estabelece estratégias para a proteção da saúde dos consumidores/as em shows, festivais e quaisquer eventos de grandes proporções, especialmente aqueles expostos ao calor em períodos de alta temperatura. Também serão distribuídos ‘Guias de Proteção à Saúde e Amplo Acesso à Água em Eventos Populares’, produzido pelo Procon/SJDH para orientar o cumprimento da legislação. E serão debatidas estratégias que o segmento empresarial pode adotar para contribuir com a defesa e proteção dos direitos humanos dos consumidores.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é a mulher que morreu após entrar em piscina dentro de academia

Uma manhã que deveria ser de treino terminou em luto para Juliana Faustino Bassetto, 27 anos, aluna da C4 Gym, na zona leste...

Homem é preso após desferir facadas contra funcionário que consertava caixa d’água no Eixo Sul em Teixeira de Freitas

Na noite de sábado, a Polícia Militar prendeu em flagrante Diego Lima Pereira, 42 anos, por tentativa de homicídio, ocorrida por volta das...

Homem de 27 anos é morto durante assalto a veículo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, em Salvador

Kelvin Gomes de Souza, 27 anos, foi morto durante um roubo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi,...