Aliado próximo em Salvador, Republicanos não deve “embarcar” em projeto do União Brasil para a Metropolitana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A relação próxima do Republicanos com o grupo do ex-prefeito ACM Neto (União), inclusive com intensa participação em Salvador, pode não garantir o apoio em outras cidades. Liderado pelo deputado federal Márcio Marinho, a legenda ligada a Igreja Universal não deve estar ao lado do União no projeto de “reforço” da legenda na Região Metropolitana. 

 

Um dos principais exemplos é na cidade vizinha da capital: Lauro de Freitas. Com a oposição à prefeita Moema Gramacho (PT) ainda buscando a definição do nome, um dos acordos foi a filiação de todos eles no União Brasil. O partido teria a intenção de “ampliar” o cinturão de municípios da Região Metropolitana geridos pela legenda. Apesar disso, o Republicanos terá a vice na chapa governista, que busca eleger Rosalvo (PT), filiando Naide Brito, presidente da Câmara de Lauro e ex-petista. 

 

Já em Camaçari, o cenário pode não estar 100% definido. Apesar de ter apoiado a reeleição de Elinaldo Araújo (União), em 2020, o Republicanos não parece estar “satisfeito” com a relação atual. Informações obtidas pelo Bahia Notícias apontam que existe um “estremecimento” com o mandatário que vai buscar eleger seu sucessor, o vereador Flávio Matos (União). Com a presença de lideranças do partido nos eventos de pré-candidatura, o endosso ainda não estaria garantido. 

 

Em Simões Filho o cenário deve ser semelhante, já que o Republicanos, em 2020, endossou a reeleição de Dinha Tolentino (MDB). Agora, em 2024, o escolhido por Dinha para a sucessão foi Del, que conta com o apoio de União Brasil, PRTB, Cidadania, PSDB, PL, PDT, PRD, DC e Avante. O Republicanos por sua vez pode ter candidatura própria, com a Professora Mariza Bomfim, que conta com o apoio do PMN, PMB, a Federação do PT/PCdoB/PV, PSB, MDB, Podemos, Solidariedade, Avante e PSD.

 

Com esses cenários estabelecidos no “núcleo duro” da Metropolitana, a adesão do Republicanos a candidaturas ligadas a oposição ao grupo do União Brasil pode ocorrer em outras cidades. 

 

CAPITAL BAIANA 

Em Salvador a aliança é firme. União Brasil e Republicanos possuem relação próxima, com indicação de nomes para secretarias da gestão do prefeito Bruno Reis, com a aproximação ocorrendo desde o período eleitoral que alçou o ex-prefeito ACM Neto ao cargo máximo, em Salvador. A proximidade é tanta que o partido reinvidica a indicação do nome para ocupar a vice na chapa de Bruno, no pleito deste ano. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Namorada de Caio Castro é criticada por piada sobre transporte na Bahia

Caio Castro passou o fim de 2025 na Bahia, em Morro de São Paulo, acompanhado pela namorada e atriz Vitória Bohn. A viagem...

Carreta carregada de blocos capota no Sudoeste baiano; moradores evitaram saque de carga

Uma carreta carregada de blocos capotou na BA-156, em Macaúbas, no Sudoeste da Bahia, na manhã deste domingo (28). O acidente ocorreu perto...

Mulher morre após dar entrada com dores abdominais no Hospital Regional de Irecê

Uma mulher de 26 anos morreu no Hospital Regional de Irecê, no Centro Norte baiano, após dar entrada com fortes dores abdominais. Thainá...