Primeira mulher a presidir Anamatra e Amatra5, desembargadora Ilce Marques de Carvalho morre em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Aos 94 anos, a ex-desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) Ilce Marques de Carvalho faleceu em Salvador. As informações sobre a causa da morte não foram divulgadas. 

 

Ilce Marques de Carvalho foi a primeira mulher a presidir a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), no biênio 1989-1991. Ela também esteve na  idealização e realização do primeiro Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, o Conamat, realizado em 1990 na capital baiana. A desembargadora foi homenageada por esse feito em 2016, na abertura do 18° Conamat, que também ocorreu em Salvador.

 

Com uma trajetória marcada por pioneirismos, Ilce Marques de Carvalho foi a primeira presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), ocupando o cargo durante três gestões (1983/85, 1985/87 e 1989/91).

 

Em nota, a Anamatra lamentou o falecimento da magistrada e expressou profundo pesar. “A sua carreira foi marcada pelo pioneirismo no movimento associativo e pela sua contribuição ao aperfeiçoamento científico da Magistratura do Trabalho, sendo uma entusiasta da mediação e da conciliação. Sempre enfatizou a humanidade em cada processo sob nossa jurisdição”, diz a entidade.

 

“A partida de Ilce representa uma grande perda para o movimento associativo nacional, especialmente quando pensamos na representatividade feminina. A desembargadora nos deixa um legado inestimável. Externamos nossa solidariedade à família, aos amigos e aos colegas da 5ª e da 20ª Regiões”, afirma a presidente da associação, Luciana Conforti.

 

O corpo de Ilce Marques de Carvalho será velado nesta quarta-feira (17) no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. O sepultamento está marcado para às 15h.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher tem perna amputada após atropelamento durante corrida em avenida na Bahia

Gleice de Araújo, uma mulher de 29 anos, ficou com uma das pernas amputadas após ser atropelada por um motociclista enquanto corria em...

Pablo transforma a Arena O Canto da Cidade em palco da sofrência no Festival Virada Salvador 2026

Penúltima atração do segundo dia do Festival Virada Salvador 2026, na madrugada desta segunda-feira (29), Pablo mostrou por que é um dos maiores...

Segunda atração do Virada Salvador, Claudia Leitte evita perguntas da imprensa, mas deixa mensagem de paz antes de subir ao palco

Poucos minutos antes de subir ao palco do Festival Virada Salvador, Claudia Leitte optou pelo silêncio diante das perguntas da imprensa. Escalada como...