Golpistas viram sócios de empresas para esvaziar contas bancárias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nessa quarta-feira (17/4), estelionatários que deram golpe em diversas empresas da capital federal.

Os criminosos alteravam, ilegalmente, os estatutos sociais de empresas que tinham alta capacidade financeira, inserindo nomes de integrantes do grupo no quadro societário das vítimas. A fraude visava facilitar a transferência da titularidade das contas bancárias das empresas.

A investigação foi coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Segundo a unidade, o esquema era caracterizado por uma preparação detalhada, em que os criminosos selecionavam cuidadosamente suas vítimas, baseando-se na capacidade financeira delas.

Após a escolha do alvo, procediam com a falsificação de documentos e registros em juntas comerciais para efetivar a inserção de seus membros nos quadros societários.

Estima-se que mais de 20 pessoas jurídicas tenham sido identificadas como potenciais vítimas desse esquema, segundo a corporação.

Nessa quarta, durante monitoramento, policiais da DRCC realizaram a prisão em flagrante de dois membros-chave do grupo criminoso. As prisões ocorreram durante uma tentativa dos suspeitos de alterar a titularidade da conta bancária de uma empresa recém identificada como vítima. Um dos presos já possui registros anteriores por tráfico de drogas, utilização de documento falso e estelionato.

Os policiais seguem em diligências para aprofundar as investigações sobre os demais integrantes do grupo e possíveis cúmplices nas instituições envolvidas nas alterações documentais fraudulentas.

Ao final, os criminosos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude, uso de documento falso e falsidade documental e ideológica, com pena máxima de 28 anos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRT-BA devolve imóvel à União em Salvador; prédio pode ser compartilhado entre Sesab e Ministério Público

Um imóvel da União localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, com mais de 4,4 mil metros quadrados, foi formalmente devolvido pelo Tribunal Regional...

Após liberação da CNH, iranianas empinam motos em aulas de direção

Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images Entre cones e instrutores, mulheres iranianas foram fotografadas acelerando, equilibrando-se e, até mesmo, empinando motocicletas durante aulas práticas para...

Tribunal marroquino condena torcedores por vandalismo em final da CAN; federações são multadas

Um tribunal de Marrocos condenou, nesta sexta-feira (20), 19 torcedores a penas de prisão que variam de três a doze meses por atos de...