PF investiga suposto desvio de emendas em cidade comandada por irmã de ministro das Comunicações

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal realizou uma operação nesta quinta-feira (18) para investigar suspeitas de desvios de emendas do Ministério da Saúde para a cidade de Vitorino Freire, no Maranhão. A prefeita da cidade é Luanna Rezende, irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

 

De acordo com o BOL, a PF apura se houve fraude em um sistema para que a cidade tivesse mais repasses federais. Segundo a corporação, um grupo é suspeito de usar dados falsos para burlar o envio de emendas parlamentares do governo federal.

 

Em nota, a PF afirma que o valor de produção ambulatorial da cidade chegou à média de R$ 1.057 por pessoa, enquanto a média nacional é de R$ 164,77. “Tal discrepância foi ocasionada, principalmente, pelo registro de 800.408 consultas médicas somente no ano de 2021”, diz o texto.

 

A auditoria da CGU constatou um possível conluio entre um servidor da prefeitura e um empresário. O órgão diz ter encontrado indícios de que uma grande parte das emendas teria sido direcionada a um contrato de fornecimento de mão de obra médica para frustrar o “caráter competitivo do certame” e promover “fraude contratual e superfaturamento”.

 

A Polícia Federal determinou o bloqueio de bens dos investigados, bem como a suspensão de exercício de função pública do servidor municipal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No DF, mistura de álcool e direção causou 85% das suspensões de CNH

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aponta que, até o fim de novembro, 9.582 CNHs foram suspensas por infrações de trânsito,...

Depoimentos de Vorcaro e do ex-presidente do BRB apresentam divergências na PF e podem levar a acareação

Variações entre depoimentos de Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa apontam divergências que podem resultar em uma acareação entre os investigados no âmbito...

Master: delegada da PF e juiz auxiliar de Toffoli se desentenderam sobre depoimentos

Polícia Federal (PF) designou a delegada Janaina Palazzo para conduzir a coleta de depoimentos na investigação do Banco Master, mas houve um desentendimento...