Homem negro morre nos EUA após ser detido e rendido por policiais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um homem negro morreu após ser detido e algemado pela polícia nos EUA. Os policiais continuaram a aplicar pressão sobre suas costas mesmo após a vítima estar rendida e gritando: “Eu não consigo respirar”.

 

?? Homem negro morre nos EUA após ser detido e rendido por policiais

Confira ?? pic.twitter.com/jXePTj7aey
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) April 26, 2024

De acordo com reportagem do G1, Frank Tyson, norte-americano de 53 anos, foi morto após abordagem policial nos Estados Unidos. Frank estava em um bar quando os policiais chegaram e antes mesmo que eles tentassem rendê-lo, já gritava: “Vocês vão me matar”.

 

O caso ocorreu no último dia 18, mas só veio a público nesta quinta-feira (25), quando foram divulgadas as imagens da câmera corporal de um dos agentes envolvidos na ação. Não é a primeira vez que um caso do gênero acontece nos EUA. Os casos George Floyd e Eric Garner são outros exemplos recentes de violência policial contra a população negra.

 

Em 2014, Garner, outro homem negro, morreu após ser detido por um agente em Nova York e também reclamar que não conseguia respirar. Em 2020, mais um homem negro, George Floyd foi imobilizado pelo policial Derek Chauvin e disse diversas vezes que não conseguia respirar e também acabou morrendo.

 

Desde então, a frase “I can’t breathe”, eu não consigo respirar, em tradução livre, se tornou o slogan de movimentos que protestam contra abusos de policiais contra a população negra, como o Black Lives Matter.

 

De acordo com o canal de TV CBS, após imobilizar Tyson, os policiais ficaram conversando, em tom de brincadeira, com outras pessoas no local. Cinco minutos depois, um policial perguntou ao outro se o detido havia se acalmado e o agente respondeu que ele podia “estar desmaiado”.

 

Alguns minutos se passaram até que os agentes perceberam que Tyson não respondia. Finalmente, um deles disse que seria preciso chamar uma equipe médica, pois não estava mais sentindo o pulso do homem.

 

Os policiais tentaram fazer massagem cardíaca em Tyson, e o homem chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu e foi declarado morto menos de uma hora após dar entrada na emergência.

 

Segundo a imprensa americana, os policiais foram ao local em resposta a um chamado de acidente de carro. Havia apenas um carro na cena, sem motorista, e uma pessoa que estava passando apontou um bar de veteranos de guerra, como sendo o local onde o responsável estaria.

 

Tyson havia sido liberado da prisão no último dia 6 de abril, após passar 24 anos em detenção por envolvimento em um caso de sequestro e roubo. Ele se encontrava em uma lista de violadores da liberdade condicional por não ter se reportado a um oficial de justiça alguns dias antes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ladrões furtam medidores de água em Arniqueira e deixam prejuízo. Veja vídeo

Moradores de Arniqueira, no Distrito Federal, registram desde o dia 19 de janeiro uma série de furtos de hidrômetros da CAESB em residências...

Vítima de emboscada: homem vai receber dinheiro às margens do Rio Jucuruçu e é morto a tiros em Itamaraju

Itamaraju, BA - O Departamento de Polícia Técnica identificou o corpo de um homem encontrado às margens do Rio Jucuruçu, no bairro Beira...

Alexandre de Moraes divulga nota e diz que notícia sobre encontro com presidente do BRB é “falsa e mentirosa”

Em nota divulgada no final da tarde desta terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou ter se encontrado com Paulo Henrique...