Marcelo Werner recebe Capitão Alden para tratar sobre reconhecimento facial

Publicado:

A discussão quanto à efetividade das câmeras de reconhecimento facial utilizadas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados continua a repercutir, especialmente, sobre os relatos de eventuais casos de “falhas” na identificação de “foragidos” da Justiça. Na tarde desta segunda-feira (29), o titular da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, juntamente com sua equipe de técnicos, recebeu na sede do órgão o deputado federal Capitão Alden (PL) para tratar da tecnologia utilizada no Estado. 

 

O encontro foi motivado, pois o bolsonarista fará no próximo dia 8 de maio na Câmara Federal uma audiência pública com o tema: “Ferramentas de Reconhecimento Facial e o Combate ao Crime”. Na oportunidade especialistas de várias partes do país participarão e trarão os principais avanços e desafios deste recurso tecnológico utilizado atualmente em alguns estados, a exemplo de Sergipe, Rio de Janeiro e Bahia. 

 

Para o Capitão Alden, que é membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, a reunião realizada com o Secretário da SSP-BA foi necessária para entender melhor a realidade do sistema em funcionamento no Estado. “Sabemos que existem críticos ao Reconhecimento Facial, inclusive, alguns ditos ‘especialistas’ acusam a tecnologia de ser ‘racista’ com a suposta teoria que o algoritmo só funciona para prejudicar pessoas negras. Quero debater isso na Câmara Federal para acabar com as dúvidas”, comenta Alden. 

 

O político reforça que é a favor das câmeras de reconhecimento facial e destaca que a tecnologia foi responsável na Bahia por prender mais de 1.500 criminosos, todos sem a necessidade de utilizar disparos de arma de fogo. “Usam tanto a narrativa da ‘letalidade’ de ações de policiais, mas não vejo a divulgação em massa dos 1.547 presos na Bahia graças ao reconhecimento facial, sendo que não houve um único tiro disparado nestas prisões”, pontua Alden.

 

De acordo com o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, representantes da SSP-BA estarão presentes na audiência pública para prestar os esclarecimentos necessários e apresentar que no estado as câmaras de reconhecimento facial funcionam de maneira exemplar. “Nós temos um procedimento rígido de percentual para a aferição para identificar se aquela pessoa, efetivamente, é a pessoa procurada pela Justiça! Lembrando que os bancos de dados são alimentados pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão, que é um banco é alimentado pela própria Justiça, então não há qualquer tipo de indicação de quem é a pessoa que vai ser buscada”, comenta Werner. 

 

Para o Secretário, a Bahia segue com protocolo de funcionamento da tecnologia de reconhecimento facial assertivo. “É importante dizer que o sistema de videomonitoramento facial vem cada vez mais ajudando a política de Segurança Pública e o manejo do efetivo de forma racional e inteligente”, afirma Werner. 

 

A reunião realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública da Bahia contou com a participação do GCM João Neto, ex-Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Salvador; Tenente-Coronel Cerqueira, coordenador de monitoramento da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap); Major Travessa, coordenador da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom); estes profissionais participarão da Audiência Pública que ocorrerá na Câmara Federal. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após silêncio de presidente de sindicato na CPMI do INSS, Viana diz que vai votar convocação de irmão do Lula

No intervalo do depoimento de Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), o senador Carlos...

Barroso anuncia saída do STF e abre espaço para indicação de Lula

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicou sua saída da Corte nesta quinta-feira, 9 de outubro. A decisão vem...

Washington Pimentel Advocacia lança Programa de Trainee 2026 na Faculdade Baiana de Direito

O Washington Pimentel Advocacia anunciou, durante a Feira de Carreiras da Faculdade Baiana de Direito, o lançamento...