Conheça 5 ações da Prefeitura para a valorização dos agentes de saúde

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

tecnologia

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) são servidores essenciais para a promoção da qualidade de vida em Teixeira de Freitas, se estabelecendo enquanto elos entre comunidades e serviços da rede pública de saúde. Por isso, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas segue investindo no crescimento profissional e pessoal dos agentes.

Conheça agora cinco ações da Prefeitura para valorizar estes servidores:

Cumprimento do piso nacional
Teixeira de Freitas foi o primeiro município de todo o Extremo Sul da Bahia a pagar o novo piso salarial dos ACE e dos ACS, sendo este um feito da atual administração pública. Atualmente, o menor valor pago ao ACS e ACE é de R$3.388,8‬0, sendo que os mesmos recebem valores superiores devido aos benefícios de carreira, como progressões e adicionais por tempo de serviço. Apesar da legislação não permitir o uso de recursos próprios do 14º salário, a Prefeitura conseguiu efetuar este pagamento através da criação da Lei do Incentivo aos Agentes de Saúde e Endemias (Lei Municipal 1197/2021 ) onde, nos anos anteriores, foi realizado o pagamento através de emendas parlamentares.

Uniformes e acessórios
A Prefeitura entregou uniformes padronizados e acessórios de trabalho aos agentes de saúde, visando mais segurança e qualidade no cotidiano destes servidores. Esta ação também beneficia os usuários dos serviços, que colaboram com os profissionais a partir da segurança transmitida pelo vestuário.

Tecnologia no serviço público
A administração pública também efetuou a entrega de tablets, carregadores e demais acessórios que viabilizam, por exemplo, o trabalho de cadastro de famílias no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo melhor acompanhamento das comunidades e melhorando os indicadores de saúde do município.

Aprender e implementar
Considerando os cenários epidemiológicos vigentes e o melhor uso das ferramentas disponibilizadas pela gestão, tanto os ACE como os ACS recebem capacitações constantes até mesmo para que seja possível prevenir e controlar o surgimento de doenças já erradicadas. Em um período de altos casos de arboviroses, ocorreu o treinamento para uso do larvicida disponibilizado para ações de combate a dengue, zica e chikungunya, por exemplo.

Mais servidores, mais saúde
Atenta à necessidade de cobertura dos ACE em determinadas regiões do município, a Prefeitura convocou os candidatos aprovados em editais de gestões anteriores para o consequente aumento do quadro dos servidores. Assim, é possível atender estas demandas e ampliar determinadas estratégias de atuação da rede pública de saúde.

Estes são apenas exemplos das inúmeras ações realizadas pela gestão em prol da valorização e reconhecimento da importância dos agentes de saúde de Teixeira de Freitas. A administração pública reafirma o compromisso com trabalhadores fundamentais para a promoção da saúde e desenvolvimento de ações de vigilância.

O post Conheça 5 ações da Prefeitura para a valorização dos agentes de saúde apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Nota de Pesar – Prefeitura lamenta morte de aluno João de Souza Matos

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa com pesar o falecimento de João de Souza Matos, aluno da Escola Municipal Alfredo Felix Correia, no domingo (28). (Foto: Reprodução) Neste momento de dor, a gestão municipal expressa seus sentimentos à família e aos amigos. O post Nota de Pesar – Prefeitura lamenta morte de aluno

Prefeitura realizou alinhamento estratégico com profissionais da saúde de Teixeira de Freitas

Alinhamento estratégico com profissionais da saúde (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana uma série de reuniões para alinhamento estratégico no auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com servidores que trabalham no atendimento ao usuário da rede pública de saúde, como marcadores

AEPETI levou conscientização sobre combate do trabalho infantil a escola de Teixeira de Freitas; confira

Ação de conscientização sobre combate do trabalho infantil (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – através da Secretaria de Promoção Social e Cultura, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e por meio da Ação de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil (AEPETI) – promoveu na quinta-feira (25) uma