Endurecimento na segurança pública é aprovado em referendo no Equador

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Pesquisas de boca de urna de um referendo realizado no Equador apontam que haverá mudanças significativas na segurança pública no país, segundo a mídia local. Os equatorianos foram às urnas neste domingo (21/4) para opinar.

Caso o resultado esteja correto, as Forças Armadas passarão a ter força de polícia no combate ao crime organizado. Outras mudanças seriam a permissão para a extradição de equatorianos no exterior e endurecimento do controle de armas em rotas de acesso a prisões.

Também teriam a aprovação popular da maioria penas maiores para delitos ligados ao tráfico de drogas e criminalização de quem portar arma de uso exclusivo das forças de segurança.

A consulta pública ocorre poucos dias após o presidente Daniel Noboa ter decretado estado de exceção por uma emergência no setor elétrico, o que causou preocupação com a segurança pública.

Dessa forma, durante 60 dias as forças atuarão para “prevenir sabotagens, ataques terroristas e outras ameaças que possa afetar o funcionamento [da infraestrutura de energia elétrica no país]”.

A segurança tem sido um grande fator no Equador, já que o país é palco de uma escalada na violência e no tráfico de drogas. Em janeiro, homens armados invadiram uma transmissão de TV ao vivo e fizeram funcionários de reféns.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Motorista guia ônibus até delegacia após passageiro se masturbar

São Paulo – Um vigilante, identificado como José Mauro dos Santos Silva, foi preso no início da tarde desta terça-feira (28/5), após o ônibus em que ele estava ser conduzido pelo motorista até a entrada do 81º DP (Belém), na zona leste de São Paulo. Isso aconteceu porque uma a auxiliar de enfermagem Vitória Santos

Supremo vai julgar se aposentaria por doença incurável deve ser paga de forma integral

A possibilidade de o pagamento da aposentadoria por incapacidade causada por doença grave, contagiosa ou incurável ser paga de forma integral ou seguir estabelecida pela Reforma da Previdência será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A discussão objeto de recurso extraordinário teve repercussão geral reconhecida por maioria de votos no plenário virtual. Ainda não há

Blogueiros sequestrados na RMS durante aniversário são libertados pela polícia

Os oito jovens de Salvador que foram sequestrados após alugarem uma casa em Jauá, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), já foram libertados pela Polícia Militar (PM). O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (28), por volta das 2h30, enquanto eles comemoravam o aniversário de um dos integrantes.   Em menos de