Físico Peter Higgs, descobridor do bóson de Higgs, morre aos 94 anos

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto


000 34nx8hj

O renomado físico Peter Higgs, vencedor do Prêmio Nobel, faleceu aos 94 anos. A Universidade de Edimburgo, onde Higgs lecionava, confirmou que o físico morreu em casa após uma breve doença. Higgs ficou conhecido por sua teoria sobre a existência do bóson de Higgs, chamado de “partícula de Deus”, proposta em 1964. A confirmação da existência dessa partícula só ocorreu quase 50 anos depois, graças ao Grande Colisor de Hádrons. O artigo revolucionário de Higgs em 1964 foi fundamental para a compreensão de como as partículas elementares adquirem massa. A descoberta do bóson de Higgs em 2012, pelos cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, foi um marco na física. Essa descoberta foi um dos maiores avanços na área em décadas e rendeu a Higgs o Prêmio Nobel de Física em 2013, compartilhado com François Englert, que também contribuiu para a teoria de forma independente.

Peter Higgs deixou um legado significativo na física, com sua teoria revolucionária sobre a origem da massa das partículas elementares. Sua contribuição para a ciência foi fundamental para o entendimento do universo e sua morte representa uma perda para a comunidade científica. A descoberta do bóson de Higgs foi um marco na história da física e solidificou o nome de Peter Higgs como um dos grandes cientistas do século XXI.

Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Chefe de gabinete de Javier Milei renuncia na Argentina após dias de especulação

BUENOS AIRES ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Após dias de especulação sobre conflitos internos, o chefe de gabinete do governo de Javier Milei na Argentina, Nicolás Posse, renunciou ao cargo na noite desta segunda-feira (27). Sua principal função era coordenar os trabalhos em conjunto dos ministérios. Em comunicado, a Casa Rosada disse brevemente que a saída de

‘Dia triste para os EUA’, diz Trump antes das alegações finais em seu julgamento

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos declarou nesta terça-feira (28) que o processo penal no qual é réu “nunca deveria ter ocorrido” e descreveu esta terça-feira, o dia de alegações finais, como um “dia obscuro para os Estados Unidos”. “Hoje é um dia obscuro para os Estados Unidos. Este caso nunca deveria ter ocorrido”, afirmou

Bilionário dos EUA planeja viagem de submersível aos destroços do Titanic

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O investidor imobiliário e bilionário Larry Connor, dos Estados Unidos, disse que planeja ir ao local onde estão os destroços do Titanic para provar que a viagem é segura, mesmo após a implosão "catastrófica" do submersível Titan, da OceanGate, há quase um ano. Na ocasião, todos os cinco ocupantes morreram.