Mãe luta por vaga de UTI para salvar vida de bebê com pneumonia no DF

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O pequeno Victor Hugo Soares Costa, de 2 anos, necessita urgentemente de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica com suporte de cirurgia. Com um quadro grave de pneumonia e derrame pleural, quando há acúmulo excessivo de líquido no pulmão, os familiares do bebê tentam na Justiça que ele tenha o tratamento adequado. O menino, segundo o prontuário médico, apresenta risco iminente de morte.

“Estou desesperada, meu filho pede minha ajuda e eu não consigo fazer nada. Sente dor o tempo todo, mesmo sendo medicado, e ninguém consegue fazer nada por ele. Eu só choro o tempo todo, não consigo comer, não consigo sair de perto dele um minuto. Desde quando ele foi internado que eu não durmo”, relata Ketelly Eduarda Bezerra Soares, de 21 anos, mãe do menino.

De acordo com os advogados da família, nesta segunda-feira (15/4), após um pedido anterior, o juiz titular da 5º Vara da Fazenda Pública e da Saúde Pública confirmou a liminar e deu dois dias para o que o Distrito Federal consiga uma UTI para Victor Hugo, seja em hospital público ou privado. Sendo assim, o bebê deve ser encaminhado para um leito até a próxima quarta-feira (17/4).

Victor Hugo começou a sentir sintomas no início da semana passada, mas a família só conseguiu atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião na última quinta-feira (11/4). Como o estado de saúde do bebê era complicado, ele foi transferido para o Hospital do Paranoá, onde aguarda pela UTI. Ele sente muita dor, dificuldade de respirar, inchaço, febre e tosse.

Em resposta ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apenas comentou que os pacientes que aguardam por leito de UTI são regulados conforme gravidade do quadro de saúde. A classificação prioriza os casos mais graves e os judicializados.

“A transferência para o leito é realizada mediante vaga disponibilizada. Enquanto aguardam essa disponibilidade, os pacientes seguem assistidos pela equipe médica do hospital em que estão internados”, apontou a pasta.

Fila por UTI Em uma fila agoniante, 41 crianças aguardam por leito pediátrico na rede pública de saúde do Distrito Federal nesse domingo (14/4). Os dados são disponibilizados pelo portal Infosaúde e atualizados a cada duas horas por servidores da Secretaria de Saúde. O Metrópoles acompanhou a lista de espera apenas aumentar em intervalos, variando de 36 para 41 ao longo do dia.

Dos 41 que estão à espera de serem transferidos, 29 são menores de 1 ano. Entre eles, Noah Miguel Borges da Silva tem apenas quatro meses e padece há três dias em um box de emergência no Hospital Regional de Ceilândia, sem conseguir uma vaga.

“Meu filho precisa urgentemente de uma UTI. Ele não está bem”, declarou a mãe Ellen Cristina Borges da Silva. Com bronquite, a criança está sedada, e os próprios médicos da unidade teriam dito à mãe da necessidade de conseguir um leito, segundo informou a mãe.

“A situação do meu filho é grave. Ele teve piora o dia todo, precisando do aparelho para respirar”, explicou Ellen. A família informou que vai entrar na Justiça para conseguir uma vaga para a criança.

Noah estava no leito vizinho a Bryan Johne Correa Silva, de dois meses, que também aguardava por um leito pediátrico em UTI no DF. Após reportagem do Metrópoles, o bebê foi transferido nesta tarde para o Hospital da Criança, onde seguirá internado.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Advogado e influenciador digital Samer Agi confirma presença na II Conferência da Jovem Advocacia Baiana

Com o tema "Oratória Criativa", o advogado Samer Agi será um dos palestrantes da II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana. Ele estará no evento no dia 6 de junho, às 18h, no Centro de Convenções de Salvador.   A busca por liberdade, tempo e possibilidade de crescimento fizeram com que Agi deixasse o cargo

Reencontro entre Sport e Fortaleza terá mais de mil policiais

No domingo (26/5), duas partidas vão definir quem são os classificados para a decisão da Copa do Nordeste. E uma das partidas será entre Sport e Fortaleza. Esse será o segundo jogo entre as duas equipes na competição, o primeiro após o ataque da torcida da equipe pernambucana contra o ônibus onde estavam os jogadores

Polícia prende homem que estuprou mulher após oferecer carona; caso ocorreu no Oeste baiano

Um homem foi preso em Santa Maria da Vitória, no Oeste baiano, acusado de estuprar uma mulher após ter oferecido carona. Nesta quinta-feira (23), uma equipe da delegacia cumpriu o mandado de prisão preventiva contra o acusado.   Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu no dia 5 de maio passado. As investigações apontaram que