TAGS

Procedimento Operacional para câmeras em fardas de policiais deve sair em até duas semanas

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Apenas o Procedimento Operacional Padrão ainda impede o uso das câmeras corporais pelos policiais militares da Bahia. Processo este, que segundo o comandante-geral da PM-BA, coronel Paulo Coutinho, já está em fase de conclusão.

 

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, na manhã desta segunda (15), Coutinho afirmou que os equipamentos já chegaram e que os policiais estão treinados para o uso dos equipamentos. “Vai agregar valor ao trabalho dos policiais militares. A gente quer uma polícia cada vez mais próxima da população, uma polícia com ações transparentes. E essa é a determinação do nosso governador Jerônimo Rodrigues. Em breve nós estaremos já concluindo um Procedimento Operacional Padrão (POP), que é um documento feito pela Polícia Militar, para o emprego dos policiais militares, e logo a Secretaria de Segurança Pública, o nosso governador anunciará o início da utilização. Tropa treinada, câmeras já chegaram e logo, logo, nós estaremos com ela nas ruas utilizando o nosso efetivo”, afirmou Coutinho. 

 

A afirmação aconteceu durante o evento de entrega de um helicóptero, 25 drones e 84 viaturas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da Bahia, quando o secretário Marcelo Werner detalhou a etapa do Procedimento Operacional Padrão (POP). Segundo ele, a expectativa da (SSP-BA) é que o documento seja publicado em até duas semanas. 

 

“O processo precisa ser bem elaborado. Nós já publicamos diretrizes, já começamos o treinamento. As primeiras câmeras já chegaram, já estão em unidades fazendo a capacitação das pessoas. O que está aguardando agora, que já está em prazo final de edição, é o POP, que é o Procedimento Operacional Padrão da Polícia Militar, que deve estar sendo publicado nos próximos dias para a partir daí efetivamente começar o uso”, disse. 

 

 

Apesar da demora, Werner garantiu que todos os procedimentos e ações prévias à adoção das câmeras nas fardas dos policiais já estão sendo feitos. Além disso, o secretário aponta que as diretrizes que serão adotadas na Bahia vão seguir na mesma esteira do que estabelece o Ministério da Justiça.

 

Ainda no mês de janeiro, o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), Marcelo Werner, afirmou ao Bahia Notícias, que a implementação das câmeras corporais nas fardas dos policiais militares poderia acontecer durante o Carnaval de Salvador, que aconteceu em fevereiro.

 

O governo da Bahia já contava com 200 câmeras corporais, cedidas pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). O acordo de cooperação técnica entre as gestões estadual e federal foi assinado em 28 de dezembro, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo então ministro, Flávio Dino. 

 

Mesmo com o resultado da licitação divulgado em dezembro, para a aquisição inicial de 1.100 câmeras em até 60 dias, chegando a 3.300 em um ano, com um investimento de R$ 23 milhões, a implantação dos equipamentos não aconteceu. 

 

 

O governador Jerônimo Rodrigues preferiu ser mais cauteloso em relação a datas, mas confirmou as previsões do secretário Marcelo Werner e do coronel Paulo Coutinho, prevendo o início dos testes para os próximos dias. “Nós estamos nas últimas tratativas, conversei hoje pela manhã com o secretário Marcelo, com o comandante-geral da Polícia Militar e estou me precavendo muito, evitando dar datas, mas espero que a gente possa nos próximos dias já realizar o anúncio de uma quantidade, nem que seja em fase de testes, para que a gente possa ver em qual companhia vamos usar, algumas os Direitos Humanos exigem de forma mais intensa, a que cuida da educação, a que cuida do meio ambiente, são áreas que a gente  precisa fazer de imediato o teste, então espero que nos próximos dias a gente possa anunciar o uso”, concluiu. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Amab afirma que adotará medidas judiciais para combater fake news contra juíza do Oeste baiano

Vídeo que tem circulado pelas redes sociais imputa à juíza Bruna Sousa Oliveira uma suposta parcialidade diante de decisões ligadas à realização de concurso público para vaga de professor na cidade de Correntina. No material, sem assinatura e autoria identificadas, a atuação profissional da magistrada é colocada em cheque.    Diante disso, a Associação dos

Blogueiros são sequestrados em casa alugada na RMS durante aniversário

Um grupo de oito jovens de Salvador foram sequestrados após alugarem uma casa em Jauá, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (28), por volta das 2h30, enquanto eles comemoravam o aniversário de um dos integrantes.   De acordo com informações do site Alô Juca, a

SSP terá acesso a imagens das câmeras em Praças de Pedágio da Bahia após firmar acordo com concessionárias

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia terá acesso às imagens das câmeras em praças de pedágio das rodovias baianas. A medida foi assinada em um convênio para fortalecimento do videomonitoramento inteligente nas Rodovias Estaduais, na tarde desta segunda-feira (27), pela SSP, pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Transporte e Comunicação